Já é hora do almoço e estou morrendo de fome, péssima hora para falar sobre comida. Porém, preciso falar. Afinal, quem não é apaixonado por um pão de queijo quentinho com café preto? Vamos conhecer esta história?

Infelizmente, a história não possui um nome para parabenizar por essa deliciosa invenção, porém o que se sabe é que a receita vem desde o século XVIII, já sua popularização ocorreu na década de 50, assim se tornando paixão nacional. Apesar de não existir um nome ou rosto a esta criação, sabemos muito bem que o pão de queijo surgiu em Minas Gerais, sendo até hoje conhecido como um prato típico mineiro que conquistou barrigas por todo o mundo.

Outros países latinos também possuem receitas semelhantes, na Colômbia existe um alimento chamado de pan de Bono cujo formato é achatado. Já no Paraguai e Argentina, também é possível encontrar um pãozinho cuja receita é bastante semelhante, seu nome é Chipa e possui formato de U. No Equador é comum encontrar o ‘pan de yuca’ que possui o mesmo formato do nosso querido pão de queijo mineiro, porém a tradição é diferente: ao invés do café preto, por lá o alimento é consumido com iogurte.

como surgiu pao de queijo tricurioso 1

Porém, quando subimos um pouco a Linha do Equador, fica bem difícil encontrar qualquer receita semelhante ao nosso queridinho pão, porém diversas empresas já tem exportado nossa receita para o mundo. Você conhecia essas informações? Comente!