O caranguejo é um invertebrado que pertence à família dos crustáceos. Existem mais de 4500 espécies de caranguejos e a maioria deles vive nas áreas costeiras. Além das espécies aquáticas, alguns caranguejos são semi-terrestres, pois também habitam áreas arenosas com pedras e rochas. Conheça um pouco mais sobre esse animal altamente consumido no mundo.

1. Os caranguejos são onívoros. Eles geralmente não são comedores exigentes e se alimentam de pedaços de plantas, animais mortos, algas, vermes, detritos ou outros crustáceos.

2. Os caranguejos podem perder garras ou pernas em uma briga. Com o tempo, essas partes de seu corpo crescerão novamente.

3. O maior caranguejo do mundo é o caranguejo-gigante-japonês (ou caranguejo-aranha-gigante), que pode atingir uma envergadura de 3,8 metros com as patas esticadas.

curiosidades interessantes sobre os caranguejos 1

4. Muitos desses animais também vivem em terra, mas costumam manter suas guelras úmidas.

5. Caranguejos são invertebrados, o que significa que eles não têm espinha dorsal. Mais de 95% de todos os tipos de animais são invertebrados.

6. Apesar de não possuir dentes dentro da boca, algumas espécies têm dentes no estômago. Eles são acionados quando o estômago se contrai para misturar comida.

7. Os humanos comem cerca de 1,5 milhão de toneladas de caranguejo por ano. Os caranguejos correspondem a 20% de todas as criaturas aquáticas que são capturadas ao redor do mundo.

curiosidades interessantes sobre os caranguejos 2

8. O caranguejo-azul-do-japão é a espécie de caranguejo mais consumida em todo o planta.

9. Esses animais podem andar devagar em qualquer direção, mas quando precisam andar mais rápido eles geralmente se movem para os lados.

10. Caranguejos machos e fêmeas podem ser distinguidos pelo seu abdômen. Na maioria dos machos, a forma do abdômen é estreita e triangular, enquanto as fêmeas têm um abdômen mais largo e arredondado. Além disso, as fêmeas costumam ter garras menores que os machos.

11. Os caranguejos da especie Grapsus grapsus são os mais coloridos do mundo. Possuem tons de vermelho, laranja, amarelo, preto, branco e até azul.

curiosidades interessantes sobre os caranguejos 3

12. Um caranguejo fêmea pode por milhões de ovos ao mesmo tempo. Ela os carrega debaixo de seu corpo até os ovos eclodirem.

13. Os caranguejos eclodem como pequenas larvas, exatamente do tamanho da cabeça de um alfinete. As larvas de caranguejo flutuam durante várias semanas antes de se estabelecerem no fundo do oceano.

Curtiu o post? Compartilhe e deixe o seu comentário!