Quando o assunto é peixe, não tem como deixar a sardinha de fora, afinal, ela é consumida pelos humanos desde os séculos passados. Seu nome foi inspirado na ilha de Sardenha, na Itália, por causa da grande quantidade desse peixe que podia ser encontrada por lá. Geralmente vendida em lata por ser altamente perecível, esse pequeno peixe possui muitos nutrientes, que podem ser úteis na prevenção de várias doenças. Que tal ficar por dentro dos benefícios da sardinha para a saúde?

Previne doenças cardíacas

A sardinha é rica em ácidos graxos ômega 3, que são muito indicados na prevenção de doenças cardíacas. Pesquisas mostraram que o ômega 3 diminui os níveis do colesterol ruim no organismo, além de eliminar a placa arterial que bloqueia as artérias e aumenta a pressão sanguínea.

quais sao os beneficios da sardinha para a saude 1

É boa para o cérebro

A sardinha possui uma grande quantidade de vitamina B12, que é muito importante para o desenvolvimento das funções do nosso sistema nervoso. A falta de vitamina B12 no organismo já foi ligada ao surgimento de doenças como o Alzheimer em algumas pessoas. Além disso, essa vitamina é muito eficiente no combate à anemia.

Fortalece os ossos

A sardinha é uma boa fonte de cálcio, que é essencial para o fortalecimento dos ossos. Uma boa quantidade de cálcio, juntamente com a prática de exercícios físicos, pode contribuir bastante para a saúde dos ossos e prevenir doenças como a osteoporose.

Previne a degeneração macular

A degeneração macular relacionada à idade é uma condição que resulta na perda da visão e que é geralmente observada em pessoas com 50 anos ou mais. Estudos recentes mostraram que consumir peixes como a sardinha ajuda a diminuir o risco do desenvolvimento dessa doença. Portanto, não hesite em incluir esse peixe na sua dieta e cuide da saúde dos seus olhos!

quais sao os beneficios da sardinha para a saude 2

Atua na prevenção do câncer

Pesquisas sobre o câncer já mostraram que a ingestão de cálcio e vitamina D pode ser muito útil na prevenção de certos tipos de câncer, como o câncer colorretal. A sardinha é uma ótima fonte de cálcio e vitamina D, o que a torna um alimento muito indicado para esse fim.

Cuida da pele

As gorduras essenciais encontradas nas sardinhas desempenham um papel essencial na saúde das células da pele. Isso não só previne possíveis inflamações da pele, como também a deixa mais bonita e macia.

E você, gosta de incluir a sardinha na sua dieta? Deixe o seu comentário!