Esse ano eu estou dando, definitivamente, adeus à escola. Durante todos esses anos reclamei dela, implorei por faltas e rezei por esse momento chegar logo e, hoje, perto desse dia chegar posso afirmar com certeza que estou arrependido de torcer pelo fim, afinal nunca é legal dar adeus a alguma coisa, ainda mais quando envolve amigos que você vê todo dia. Enfim, esses dias eu estava pensando nisso e do nada uma dúvida surgiu em minha cabeça: Afinal, qual seria a origem da escola? É o que iremos ver nesse post aqui. Espero que gostem!

Temos que voltar MUITO no passado para termos um pouco de noção de como era a educação naquela época. Em Atenas, por exemplo, não existiam escolas e sim academias. As primeiras academias feitas por Platão tinham como objetivo abrir um espaço para a reflexão onde havia um estimulo a experimentações, o desenvolvimento do senso crítico e a arte da discussão. Já em Esparta, a educação já tendia para o lado militar. É importante lembrar que nessa época, aquele que não suprisse com os objetivos poderia ser assassinado pelo estado como uma forma de punição. Depois disso a educação ficou sob posse da Igreja Católica, sendo que a escola como conhecemos hoje só veio a surgir no século 18, em uma época conhecida como “despotismo esclarecido”.

como surgiu a escola 1

No século 18, o molde de escola tradicional começou a surgir na Prússia, onde para satisfazer a população os monarcas decidiram incluir alguns princípios iluministas neste novo projeto de educação, porém sempre mantendo o regime controlador e absolutista vigente, afinal a Prússia era uma nação rigorosamente militar. A escola Prussiana possuía uma estrutura dividida em disciplina, obediência e um regime autoritário que se não fosse seguido, poderia ser aplicado punições severas. O principal objetivo do povo prussio era deixar as pessoas dóceis, doutrinadas e obedientes, além de ajudar elas a se prepararem para as guerras que ocorriam frequentemente entre a nações neste período.

Com o tempo esse modelo de educação começou a se espalhar pelo mundo inteiro, sem falar que a escola começou a ser tomada como uma excelente forma de moldar um trabalhador, afinal lá as crianças aprenderiam a ler, escrever e a obedecer. Vale lembrar que até a alguns anos atrás, as escolas eram praticamente idênticas a um quartel, porém com o tempo ela foi sendo aprimorada até chegar no modelo que conhecemos hoje em dia. Para quem está se perguntando, a primeira escola do Brasil foi fundada por Jesuítas por volta de 1554.

como surgiu a escola 2

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀