Curiosidades

Quem inventou o espelho?

Quem inventou o espelho?

Uma curiosidade curiosa sobre mim: Não tenho espelho em casa. Não, amigo, nem no banheiro. Você sabe como é difícil ser mulher e não ter espelho? Pois é. Pensando neste fato curioso, decidi hoje trazer para vocês uma historia intrigante. Afinal, quem inventou o espelho?

Pois bem, como era de se imaginar, a primeira vez que a alguém conseguiu ver a si mesmo foi através do reflexo da água, assim tendo uma imagem um pouco disforme, porém intrigante. Você já parou para pensar que sem os espelhos – e claro, sem câmeras também – jamais saberíamos como é nossa fisionomia? Felizmente, durante a Idade do Bronze em 3000 a.C. alguns povos que viviam onde hoje fica o Irã tiveram a brilhante ideia de polir pedras de areia para assim refletir a imagem projetada, mesmo que sem foco. Porém, ver o reflexo da própria imagem foi algo revolucionário e a busca pela perfeição da imagem continuou.

Tudo melhorou quando em Veneza, durante o século XIII (percebeu quantos milênios se passaram? sinistro), foi desenvolvida uma técnica onde eram unidas placas de metal a grandes camadas de vidro, o que melhorou bastante a nitidez. Durante a Idade Média, a tão cobiçada superfície reflexiva só era vista em grandes castelos já que custavam muito dinheiro. Para ter ideia, na época ou você comprava um espelho, ou comprava um grande navio de guerra. Essa realidade só foi alterada durante a Revolução Industrial, no século XIX, o que diminuiu drasticamente o valor dos espelhos e possibilitou que qualquer um possa comprar.

E você, tem espelho em casa? Comente!

Leia Também: