Deitar para dormir é algo simplesmente natural, não apenas nós como grande parte dos animais também dormem deitados, exceto o cavalo que dorme em pé. Porém, durante a Idade da Pedra, era preciso deitar no próprio chão para descansar que muitas vezes era frio ou úmido dentro das cavernas. Além do desconforto, haviam perigos a serem considerados já que existiam – e ainda existem – diversos animais peçonhentos e rastejantes que pegavam o ser humano em desvantagem. Foi assim que se iniciou os primeiros projetos para dormir em locais mais confortáveis e longe do hostil chão noturno.

como surgiu cama tricurioso

Cama atual inspirada nas antigas camas com dossel.

Os primeiros registros de cama nos levam as antigas civilizações egípcias e mesopotâmicas. Os egípcios utilizavam camas dobráveis de madeira, porém este luxo era apenas para os faraós e seus altos funcionários. Outra civilização que fez uso das camas foram os Antigos Romanos que adotavam camas semicirculares feitas ao redor de mesas para fazer as refeições ainda no leito. Apenas na Idade Média que camas começaram a ser colocadas em aposentos privativos. Os nobres utilizavam-se de um dossel – cortina apoiada em colunas de madeira – para espantar o rigoroso frio do inverno. Quanto as camas de ferro, essas começaram a surgir após o século XVIII para que as pessoas pudessem dormir tranquilas, sem insetos incomodando.

Já hoje temos camas extremamente confortáveis com molas ensacadas, diferentes tamanhos e até mesmo aromas, tudo depende do seu gosto. Já parou para pensar no quanto nós evoluímos? Comente!