Saúde

Quais são os benefícios da carambola para a saúde?

Quais são os benefícios da carambola para a saúde?

A carambola é o fruto de uma árvore que tem o nome científico Averrhoa carambola. Essa fruta pode chegar a ter 15 centímetros de comprimento, sua polpa tem uma tonalidade é amarelo-esverdeada, possui uma consistência  crocante e um sabor levemente azedo. A carambola pode ser encontrada em todo o Sudeste Asiático e em outras áreas tropicais, incluindo o Caribe e a América do Sul.

Além de todas as suas características marcantes, o consumo da carambola pode trazer muitos benefícios para a saúde. Que tal conhecer alguns deles?

Possui características anti-inflamatórias

As altas quantidades de antioxidantes e flavonoides presentes nesta fruta fazem dela um bom anti-inflamatório para várias doenças da pele, incluindo psoríase e dermatite. Além disso ela é uma fonte rica de vitamina C, o que ajuda na eliminação de toxinas.

Promove a saúde do coração

As altas quantidades de sódio e potássio presentes na carambola atuam como eletrólitos em nosso organismo, o que ajuda na manutenção dos níveis desejáveis da pressão arterial. Isso também garante batimentos cardíacos regulares e um fluxo sanguíneo saudável.

Estimula a lactação

A carambola também tem sido tradicionalmente usada para aumentar a lactação em mães que enfrentam problemas relacionados à produção de leite para seus recém-nascidos.

Ajuda na perda de peso

Com uma pequena quantidade de calorias por fruta, a carambola certamente não comprometerá sua dieta, caso você esteja tentando perder peso. Além disso, ela possui muitas fibras e outros nutrientes que podem acelerar o metabolismo, que também podem te auxiliar na eliminação de um quilinhos extras. As fibras também irão ajudá-lo a se sentir saciado, diminuindo suas chances de comer mais do que o necessário entre as principais refeições.

Melhora a Digestão

As fibras dietéticas são um elemento chave na digestão, pois podem estimular o movimento das fezes através do trato digestivo, aliviando os sintomas da constipação, inchaço, cólicas e diarreia. Tanto o interior da fruta como a casca podem fornecer níveis significativos de fibras dietéticas.

Aumenta a imunidade do corpo

Uma única carambola de tamanho mediano tem aproximadamente 50% do valor diário recomendado de vitamina C, o que é uma ótima notícia para o seu sistema imunológico. Com um sólido aumento de vitamina C em seu corpo, seu sistema imunológico estará funcionando com um número ideal de glóbulos brancos.

Fique atento!

Por causa de uma substância presente na sua composição, essa fruta pode ser tóxica para pessoas que têm problemas nos rins. Além disso, ainda existe uma pequena chance da carambola causar uma reação negativa se você estiver usando algum medicamento. Por isso, se você faz o uso de algum remédio, consulte o seu médico para saber se o consumo da carambola está liberado.

E você, gosta de carambola? Deixe o seu comentário!

Leia Também: