As pérolas são pedras brilhantes extremamente bonitas, sendo desejadas por inúmeras pessoas seja em colares, brincos, anéis e outras joias. Porém, você sabe o que realmente são as pérolas?

Pois bem, pérolas são compostas por um material orgânico duro e esférico que é produzido por moluscos, ostras e mexilhões. Elas são formadas em função de corpos estranhos que acabam entrando em seu organismo, em sua maioria são grãos de areia ou até mesmo vermes. Caso você não saiba, uma pérola é envolvida em nácar e bicarbonato de cálcio, ambos produzidos pela própria ostra, molusco ou mexilhão.

Em função de seu grande valor comercial, foram desenvolvidas formas de forçar a produção de pérolas em cativeiro. Para isso, é inserido dentro da ostra perlífera, entre o manto e a concha, um pequeno objeto que causa inflamação. Este objeto é envolvido em diversas camadas de madrepérola até que seja formada a pérola em seu formato esférico e brilhoso que encanta pessoas a gerações. Uma curiosidade interessante é que pérolas podem durar até mesmo 150 anos, inclusive já foi descoberta em escavações arqueológicas na Austrália uma pérola natural que possuía 2 mil anos.

o que sao perolas tricurioso

Hoje as melhores peças da joia são encontradas no Golfo Pérsico, porém a Índia, o Sri Lanka, a Austrália, o Taiti e a América Central também possuem esta belezinha, enquanto o Japão a produz em larga escala. Para que suas pérolas durem bastante, é preciso guarda-las distante de outras peças, envoltas em tecido. Também devem ser limpas com pano úmido sempre que possível, vale o alerta para quem usa cosméticos, hidratantes e perfumes: todos estes podem tirar o brilho de suas pedras.

Você sabia de tudo isso? Comente!