Curiosidades

Quem inventou a garrafa térmica?

Para quem gosta de um bom chimarrão, a garrafa térmica é uma das melhores amigas nesta hora. Um recipiente capaz de manter a temperatura de um líquido por bastante tempo parece até mágica, não acha? Quem será que inventou esta maravilha?

A história começa com as criações do escocês James Dewar em 1892, cientista da Universidade de Oxford. Ele desenvolveu diversos recipientes que tinham a mesma função de uma garrafa térmica atual, na época seu objetivo era fazer com que soluções químicas de laboratório se mantivessem em uma temperatura padrão. Infelizmente, apesar de ter sido o criador do principio de isolamento a vácuo, Dewar não patenteou a invenção.

térmica

Foi só no seculo XX que o alemão Reinhold Burger percebeu que poderia diminuir o tamanho deste recipiente térmico, o tornando algo semelhante a uma garrafa. Quando conseguiu criar o sistema, Burger o patenteou, sendo oficialmente o inventor da garrafa térmica. Seu uso doméstico se iniciou em 1904 através da empresa – também alemã – Termos GmbH. Sua popularidade foi muito rápida, logo sendo produzida em grande escala e vendida por todo o globo.

Você tem uma garrafa térmica em casa? Imaginava sua origem? Comente!

Você já assistiu nosso último vídeo no Canal Experimentando?

Clique aqui para assistir no YouTube

Você também pode gostar de