Para quem gosta de um bom chimarrão, a garrafa térmica é uma das melhores amigas nesta hora. Um recipiente capaz de manter a temperatura de um líquido por bastante tempo parece até mágica, não acha? Quem será que inventou esta maravilha?

A história começa com as criações do escocês James Dewar em 1892, cientista da Universidade de Oxford. Ele desenvolveu diversos recipientes que tinham a mesma função de uma garrafa térmica atual, na época seu objetivo era fazer com que soluções químicas de laboratório se mantivessem em uma temperatura padrão. Infelizmente, apesar de ter sido o criador do principio de isolamento a vácuo, Dewar não patenteou a invenção.

térmica

Foi só no seculo XX que o alemão Reinhold Burger percebeu que poderia diminuir o tamanho deste recipiente térmico, o tornando algo semelhante a uma garrafa. Quando conseguiu criar o sistema, Burger o patenteou, sendo oficialmente o inventor da garrafa térmica. Seu uso doméstico se iniciou em 1904 através da empresa – também alemã – Termos GmbH. Sua popularidade foi muito rápida, logo sendo produzida em grande escala e vendida por todo o globo.

Você tem uma garrafa térmica em casa? Imaginava sua origem? Comente!