Se você é uma pessoa aventureira e que adora viajar, é bem provável que você tenha um passaporte. Entre as várias peculiaridades desse documento, uma que se destaca é que, independente da nacionalidade, ele geralmente é confeccionado com uma dessa quatro cores: azul, verde, vermelho ou preto. Mas por que essa paleta de cores tão limitada?

É bem provável que você esteja pensando que isso acontece devido a regulamentações que regem quais cores de passaportes são válidas, não é mesmo? Só que na verdade não existe uma regra ou norma oficial que especifique quais cores do passaporte são “aceitáveis”. A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) até exige alguns padrões para outras coisas, como o tipo e tamanho da fonte dos caracteres impressos e o material usado na confecção do documento. Mas a ICAO nunca mencionou nada sobre a cor do passaporte.

A razão por trás da escolha dessa paleta de cores limitada está na verdade relacionada ao fato de que os países acreditam que esses tons simples e escuros combinam melhor com o design de documentos oficiais. Azul, verde, vermelho e preto são cores que são largamente utilizadas em vários tipos de documentos, o que faz com que os cidadãos logo as relacionem com as questões burocráticas. Tente imaginar um passaporte com uma cor rosa choque… Não iria parecer um documento oficial, não é mesmo? Além disso, as cores escuras são menos propensas a apresentar sujeira e desgaste.

por que so existem quatro cores de passaporte 1

Passaporte brasileiro.

Vale lembrar que também podem existir certos significado por trás das quatro cores que um determinado país escolhe. Por exemplo, a maioria dos países islâmicos costuma usar passaportes verdes, pois essa cor é bastante significativa em sua religião. Passaportes com capa vermelha são frequentemente escolhidos por países da União Europeia e por nações que eram historicamente comunistas, como a Rússia. Os passaporte na cor azul geralmente simboliza o “Novo Mundo”, por isso são bastante comuns nos países das Américas, como o Brasil e Estados Unidos. Já os passaportes pretos podem ser encontrados com facilidade nos países do continente africano, como Angola e Congo.

Também é importante destacar que, apesar de adquirir apenas uma das quatro cores citadas, certos passaportes podem adotar tonalidades mais claras ou mais escuras.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!