Se você faz compras em shoppings, trabalha em um prédio comercial ou se desloca utilizando o metrô, é bem provável que você gaste pelo menos uma pequena parte do seu dia em uma das inúmeras escadas rolantes que existem mundo afora. Diariamente, milhões de pessoas utilizam essas escadas para se locomover com praticidade, mas poucos se perguntam sobre as características por trás de seu design.

Por exemplo, se você já olhou atentamente para os degraus de uma escada rolante, já deve ter notado que eles têm ranhuras verticais por toda a sua extensão. Embora isso certamente acrescente um visual bem legal aos degraus de metal da escada, o fator estético está longe de ser a única razão pela qual eles estão lá.

De fato, essas ranhuras têm uma função essencial na operação das escadas rolantes. Quando o degrau em que você está atinge o topo da escada rolante, ele “desaparece” na sua frente ao deslizar debaixo de uma estrutura geralmente amarela, sendo que todos os outros degraus atrás dele seguem o mesmo exemplo. Mas para que todos os degraus de uma escada rolante funcionem perfeitamente, elas precisam ficar totalmente nivelados e para fazer isso com total segurança, qualquer sujeira que possa obstruir o sistema da escada rolante precisa ser eliminado. É exatamente aí que começamos a entender a função das ranhuras.

por que os degraus das escadas rolantes tem ranhuras 1

Se os degraus da escada rolante não tivessem ranhuras seria mais difícil de limpá-los, pois a folga entre os degraus e a plataforma (eliminada pelos sulcos) faria com que quaisquer tipos de resíduos, desde cadarços a pedaços de papel, não fossem eliminados adequadamente. Além disso, as ranhuras também são responsáveis por não deixar que se acumule água no local (principalmente em dias chuvosos), evitando que os degraus fiquem escorregadios e provoquem algum tipo de acidente. É sempre bom lembrar que por mais inofensivas que pareçam, as escadas rolantes são relativamente perigosas, pois curiosamente já causaram acidentes pelo mundo. Por isso, o uso de ranhuras também se faz necessário por questões de segurança.

Caso queira saber mais sobre as escadas rolantes, o nosso amigo Milton já escreveu uma matéria sobre o seu funcionamento.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente! 😀