Saúde

Quais são os benefícios da batata para a saúde?

A batata é um dos alimentos mais comuns e importantes do planeta, servindo como alimento básico para as refeições de uma grande parte da população mundial. Ela é nativa das Américas, tendo provavelmente se originado nas regiões andinas do Peru e da Bolívia, onde sempre foi apreciada pela sua grande quantidade de carboidratos. Mas você sabia que a batata tem componentes nutricionais que vão muito além de carboidratos? Conheça alguns benefícios que a adição desse alimento à dieta pode trazer.

Facilita a digestão

Como a batata é predominantemente constituída de carboidratos, ela se torna fácil de ser digerida e também facilita a digestão de outros alimentos. Esta propriedade digestiva faz dela uma boa opção para ser incluída na dieta dos bebês ou daqueles que não conseguem digerir alimentos duros, mas que ao mesmo tempo precisam de energia.

Reduz a inflamação

A batata é muito eficaz na redução da inflamação, seja ela interna ou externa. Essa eficácia está altamente ligada à presença de vitamina B em sua composição, que ao lado da vitamina C realiza um ótimo trabalho ao retardar o desgaste dos tecidos.

Previne doenças cardíacas

Além de possuir vitaminas, minerais e fibras, a batata também possui certas substâncias chamadas carotenoides (luteína e zeaxantina). Os carotenoides são benéficos para a saúde do coração e para o funcionamento de outros órgãos internos. No entanto, esse método de prevenção de doenças cardíacas não é recomendado para pessoas obesas ou diabéticas, pois as batatas aumentam o nível de glicose no sangue e seu consumo excessivo pode causar obesidade.

É boa para a pele

Vitamina dos complexos C e B, além de minerais como potássio, magnésio , fósforo e zinco, marcam presença na composição da batata e são muito bons para a pele. Para se ter uma ideia, até a água obtida do cozimento da batata pode ser usada no rosto para tratamento de espinhas e manchas. Suas rodelas também podem ser colocadas nas regiões das pálpebras para tratar olheiras.

Contribui para o bom funcionamento do cérebro

O funcionamento adequado do cérebro depende em grande parte do nível certo de glicose, vários componentes das vitaminas do complexo B e certos ácidos graxos como o ômega-3. A batata atende a quase todas essas necessidades mencionadas acima. Isso evita que o cérebro deixe a fadiga tomar conta e mantém sua atividade cognitiva alta.

Auxilia no fortalecimento dos ossos

A saúde dos ossos sempre esteve ligada à presença de minerais no organismo. A grande quantidade de cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo encontrada na batata serve como indicativo de que esse alimento pode ser uma boa opção para suprir as necessidades dos ossos.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de