O ser humano tem prazo de validade. Eu nem sou tão velho e já tenho meus probleminhas de saúde e sempre comento: “imagina daqui a 30 anos”. Porém, tem gente que parece burlar o “sistema” da vida, assim se tornando a pessoa mais velha do mundo, vivendo muito mais que o padrão geral dos demais seres humanos. A idade média máxima do ser humano é 79 anos e só chegamos a esse pico nas últimas décadas graças a descobertas de medicamentos e tratamentos contra doenças.

Em um estudo publicado na revista Nature, os cientistas descobriram que houve um freio no aumento da expectativa de vida dos seres humanos. Mesmo em países desenvolvidos como França, Japão e Estados Unidos, a idade onde os seres humanos normalmente morrem são os 79 anos. A pessoa mais velha já registrada na história da humanidade foi Jeanne Calment, ela faleceu com 122 anos e 164 dias de vida no ano de 1997.

Os cientistas já chegaram a acreditar que não houvesse um limite natural para a longevidade dos seres humanos, já que a expectativa de vida subiu muito no século 20. Contudo, houve uma redução nesse crescimento do “prazo de validade” já na década de 80. Além disso, a chamada “vida útil” dos seres humanos reduz após os 100 anos. De acordo com os pesquisadores, a probabilidade de uma pessoa ultrapassar 125 anos de idade é menor que uma em 10 mil.

Untitled 16

Mas atualmente, quem é o decano da humanidade de maior idade? Com 115 anos de 280 dias, Kane Tanaka, do Japão, é a pessoa mais velha viva atualmente. Uma italiana aparece na sequência, Maria-Giuseppa, de 115 anos e 203 dias. Na lista, só uma brasileira aparece: Maria Gomes Valentim, que faleceu em 2011 aos 114 anos e 347 dias.

Untitled 17

Um decano da humanidade é a pessoa considerada a mais velha viva no mundo, sempre de acordo com a comprovação da idade com os registros do país natal. É possível encontrar alguns padrões: Japão, Estados Unidos e França são os países com a maior quantidade de super-centenários, nome dado aos idosos que ultrapassam os 115 anos. Outro detalhe importante é que normalmente são mulheres que alcançam essa marca. O homem mais velho é a 16ª pessoa da lista: Jiroemon Kimura, japonês que viveu 116 anos.

E aí, acha que vai conseguir ultrapassar os 115 anos? Deixe nos comentários!