Embora a maioria das pessoas tenha uma certa dificuldade em encontrar motivações para praticar exercícios físicos, existe uma pequena parte da população que curiosamente enfrenta problemas ao não aceitar um simples dia de descanso. Isso pode ser muito perigoso, pois o objetivo do exercício é ficar saudável, não se machucar. Confira estes cinco sinais corporais que podem servir de indicativo para possíveis exageros em suas atividades físicas.

1. Você se machuca com frequência

sinais de que voce esta exagerando nos exercicios fisicos 1

Joelhos, costas e ombros machucados frequentemente podem ser um forte indicativo de que você está exagerando demais nos exercícios físicos. Forçar o corpo além do limite e não dar tempo suficiente para ele se recuperar pode sobrecarregar os músculos e as articulações. Por isso é muito importante realizar sessões de treinos variadas para evitar o estresse nas mesmas partes do corpo todos os dias.

2. O seu desempenho não é mais o mesmo

sinais de que voce esta exagerando nos exercicios fisicos 2

Nem sempre é fácil perceber quando uma atividade física está ultrapassando os limites do corpo, mas um dos principais sinais de que algo está errado é a diminuição do desempenho. Sem tempo suficiente para o seu corpo se recuperar, os níveis hormonais se alteram, o que pode causar fadigas musculares, declínio no desempenho físico e até mesmo um aumento do risco de lesões.

3. Você está sempre exausto

sinais de que voce esta exagerando nos exercicios fisicos 3

Obviamente, os exercícios físicos tendem a deixar qualquer pessoa temporariamente cansada, mas essas atividades acabam rendendo mais energia ao longo do dia quando realizadas corretamente. Se você está começando a se sentir mais cansado ou lento do que o normal, talvez seja melhor reduzir a quantidade de tempo que você gasta se exercitando.

4. Seu sistema imunológico está enfraquecido

sinais de que voce esta exagerando nos exercicios fisicos 4

Embora vários estudos já tenham mostrado que exercícios moderados podem estar ligados a mudanças positivas no sistema imunológico, também existem evidências de que exercícios muito intensos podem reduzir a imunidade do corpo. A baixa imunidade pode causar problemas como gripes, febres e infecções.

5. Você não está dormindo bem

sinais de que voce esta exagerando nos exercicios fisicos 5

Embora os exercícios físicos adequados possam ajudar a promover uma noite de sono mais tranquila, os exercícios em excesso podem causar o efeito oposto. O excesso de atividades desencadeia uma reação de estresse no corpo, elevando os níveis de hormônios como cortisol e adrenalina, que afetam diretamente as condições relacionadas ao sono.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!