Se você viaja de avião frequentemente, deve se vangloriar bastante sobre todos os macetes que já aprendeu durante todas as horas que já esteve dentro de uma aeronave. Mas, em meio a todas as coisas que você já deve ter observado em um voo, você pode ter deixado de notar algo muito importante: o lado pelo qual você embarca no avião. Independente do seu destino, você sempre vai embarcar e desembarcar por uma porta localizada no lado esquerdo. Mas por que as portas das aeronaves ficam sempre desse lado?

Como tudo é cuidadosamente pensado durante o desenvolvimento de um avião, claro que existe uma razão por trás disso. Em primeiro lugar, isso direciona o tráfego de passageiros para longe das equipes que trabalham na manutenção da aeronave, que costumam ficar do lado direito. Essas pessoas são as responsáveis pelo abastecimento do avião e pelo carregamento e descarregamento de bagagens, por isso eles precisam manter uma certa distância dos passageiros por questões de segurança.

Além disso, existe o fato de que certos aeroportos (principalmente os mais antigos) exigem que o piloto manobre e estacione o avião em frente ao terminal para pegar ou deixar os passageiros. Como o piloto geralmente se senta no banco esquerdo, o simples fato de colocar a porta da aeronave nesse mesmo lado facilita bastante o trabalho do comandante na hora de calcular o espaço certo para estacionar.

por que embarcamos pelo lado esquerdo do aviao 1

Existe ainda uma outra explicação que se baseia em uma teoria da tradição naval. Como os passageiros sempre embarcavam através do lado esquerdo dos navios (chamado de bombordo), acredita-se que os designers de aviões possam ter decidido seguir as mesmas características no desenvolvimento dos seus projetos. Vale lembrar que boa parte das primeiras aeronaves eram anfíbias, ou seja, elas pousavam na terra e na água, o que pode explicar a adoção dessas convenções navais.

Desse modo, você só vai conseguir embarcar em um avião pelo lado direito se for voar em algum avião de pequeno porte que conta com dois ou quatro lugares. Por outro lado, as aeronaves comerciais vão continuar a receber os seus passageiros sempre pelo lado esquerdo.

Já tinha pensado nisso? Compartilhe o seu comentário com a gente! 😀