Curiosidades

Quem inventou a panqueca?

Quem inventou a panqueca?

A panqueca é definitivamente uma das coisas mais deliciosas que existe na culinária, sendo perfeita tanto na hora do almoço quanto no jantar. Lembro que quando minha mãe fazia panquecas, dava para sentir o cheiro de longe e o almoço se tornava sempre um momento mais feliz. Mas afinal, quem inventou a panqueca?

Apesar de não existir um registro histórico preciso, acredita-se que a panqueca surgiu a mais de 9 mil anos na França quando um acamponesa teria derrubado mingau em seu fogão de forma acidental. Porém, acabou percebendo que o que poderia ter se tornado uma grande bagunça, na verdade cozinhou rapidamente e era muito fácil de manusear. Como esta era uma época de escassez onde nenhum tipo de comida era desperdiçado, aquele pequeno disco de mingau assado foi servido junto e ao experimentar, ela teria percebido quão deliciosa seria a primeira panqueca do mundo.

Pela facilidade do preparo e também versatilidade, o prato logo se popularizou dentre os camponeses e, anos mais tarde, começou a ser consumido em toda a Europa. Por lá ela se chamava crepe e possuía diversos molhos e recheios diferenciados, assim aprimorando a receita ano após ano. Em algum momento da história, esta moda chegou aos Estados Unidos e por lá foi adaptada. Diferente da receita francesa, os norte-americanos preparam panquecas bem mais espessas, com cerca de 1,5 cm. Por lá são acompanhadas de xarope de milho, mel e geleia, isso além das salgadas com tabletes de manteiga ou cream cheese. Por lá ao invés de dobradas ou enroladas, as panquecas são empilhadas.

Curiosidade bônus:

Você sabia que existe o Dia Nacional da Panqueca? A rede americana de restaurantes IHOP (International House of Pancakes) criou em 2006 o Dia Nacional da Panqueca que ocorre sempre na Quarta-Feira de Cinzas. Nesta data, os restaurantes da rede oferecem gratuitamente panquecas por todo o país. Basta chegar, pedir a sua e ainda escolher entre o xarope de milho original, blueberry, noz-peã amantegada ou morango.

Já está com água na boca? Comente!

Leia Também: