Hoje é 12 de outubro e todos sabemos que é feriado, dia de descanso. Quando pequenos, contávamos os dias para a data chegar já que é Dia das Crianças. Porém, por que hoje é feriado se o Dia dos Pais e o Dia das Mães não são? Vamos desvendar este mistério?

Tudo começou em 1920 quando foi apresentado um projeto de lei elaborado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. Esta se transformou em lei através do decreto nº4867 de 5 de novembro de 1924 durante o governo de Arthur Bernardes, assim tornando o dia 12 de outubro o Dia das Crianças. Porém, infelizmente esta data passava batido todos os anos, ninguém se lembrava dela ou a considerava como um dia importante.

por que 12 de outubro feriado tricurioso 2

Isso até Eber Alfred Goldberg criar em 1960 ao criar a ‘Semana do Bebê Robusto’ onde trabalhava como diretor comercial: Fábrica de Brinquedos Estrela. Esta foi uma esperta ação de marketing para alavancar as vendas de um novo brinquedo, ação esta que outras empresas que faziam brinquedos copiaram, assim marcando a Semana da Criança. Após, decidiram que após de uma semana toda, apenas um dia seria realizado o Dia da Criança, sendo este o 12 de outubro.

Mas e o feriado?

Não tem qualquer relação com o Dia das Crianças que foi criado apenas com objetivos comerciais. Na verdade, ele é uma homenagem a nossa Santa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Ela recebeu este título em 16 de julho de 1930 através de um decreto realizado pelo Papa Pio 11º após grande pressão exercida pelas arquidioceses do Rio de Janeiro e São Paulo, assim tornando São Pedro de Alcântara nosso segundo padroeiro. Então, em 31 de maio de 1931 houve uma cerimônia para oficializar o decreto no Rio de Janeiro que, na época, era a capital do país. Porém, o feriado veio só 50 anos mais tarde, sendo sancionado pelo presidente João Figueiredo, último presidente da ditadura militar do Brasil.

por que 12 de outubro feriado tricurioso 1

Este decreto veio em 30 de junho de 1980, caso você não tenha reparado, foi esse o dia em que o país recebeu a ilustre visita do Papa João Paulo 2º, o primeiro a vir conhecer nosso país. Porém, por que 12 de outubro? Ao contrário do que você pode pensar, não foi algo aleatório. A data foi escolhida porque foi em 12 de outubro de 1492 que Cristóvão Colombo chegou ao continente americano. Além disso, foi em 12 de outubro de 1822 que dom Pedro 1º foi aclamado imperador do Brasil, ele inclusive nasceu nesta data, porém em 1798.

Interessante, não acha? Comente!