Curiosidades

Por que algumas pessoas sentem mais frio que outras?

Por que algumas pessoas sentem mais frio que outras?

A temperatura média do corpo humano é de aproximadamente 36,8 °C, mas a percepção do frio e do calor pode ser muito subjetiva e depender do indivíduo. Podemos constatar isso facilmente no nosso cotidiano, afinal, algumas pessoas começam a tremer só de pensar na chegada do inverno, enquanto outras dificilmente usam cobertores, mesmo quando a temperatura está muito baixa. Isso levanta uma questão interessante: por que algumas pessoas sentem mais frio que outras?

Primeiramente, é preciso destacar que certos grupos de pessoas são mais propensos a sentir mais frio, como por exemplo, as mulheres geralmente sentem mais frio do que os homens. Os idosos também tendem a ter uma temperatura corporal mais baixa do que os mais jovens, mas existem outros fatores a se considerar. É bem provável que, à medida que envelhecemos, as paredes dos nossos vasos sanguíneos percam sua elasticidade, o que pode resultar em uma circulação mais fraca. Se o sangue também não circular adequadamente por todo o corpo, alguns membros das extremidades (como as mãos e os pés) tendem a ficar mais frios.

Outra causa possível é a diminuição da densidade da camada de gordura que fica localizada abaixo da pele e que é responsável por conservar o calor do corpo. Até mesmo certas condições médicas podem fazer com que você se sinta mais frio, como problemas de tireoide (que pode te deixar incapaz de regular a temperatura do corpo), hipertensão ou diabetes.

No caso específico das mulheres, uma possível explicação para a discrepância de temperatura comparada com os homens é que o corpo feminino “trabalha mais” para manter seus órgãos vitais aquecidos ao tirar calor de suas extremidades. Acredita-se que isso aconteça porque as mulheres tendem a ter uma maior concentração de gordura no corpo, ao contrário dos homens, que acumulam mais músculos.

Por isso, se você se encaixa em algum dos grupos mencionados anteriormente, saiba que a sensação de frio é algo extremamente normal, apesar de ser incômoda na maioria das vezes. No entanto, se a sensibilidade ao frio te impede de fazer certas ações no seu dia a dia, não hesite em procurar ajuda médica. Um diagnóstico preciso é sempre bem-vindo.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: