A jaca é uma fruta de formato oval, geralmente verde ou amarela e que possui uma casca áspera que é formada por vários “bicos” pequenos. No entanto, nenhuma dessas características é tão marcante quanto o seu peso e tamanho, já que ela cresce em torno de 70 cm e pode chegar a pesar até 40 kg! Mas apesar de ter nome e aparência bastante incomuns, a jaca é uma fruta tropical incrivelmente nutritiva e que têm se tornado mais popular nos últimos anos devido aos seus benefícios para a saúde humana. Que tal conhecer alguns?

Aumenta a imunidade do corpo

A presença de vitamina C e vários antioxidantes faz com que a jaca seja uma grande aliada do sistema imunológico. A vitamina C pode estimular a produção de glóbulos brancos, enquanto os antioxidantes previnem o estresse oxidativo e neutralizam os radicais livres antes que possam causar doenças crônicas e inflamações.

quais sao os beneficios da jaca para a saude 1

Melhora a saúde respiratória

Pesquisas sugerem que a jaca tem características que podem auxiliar no tratamento doenças respiratórias e até mesmo aliviar os sintomas da asma. Isso acontece porque essa fruta tem um número de compostos naturais que podem reduzir a resposta alérgica do corpo e prevenir o chiado no peito que acompanha muitos problemas respiratórios.

É fonte de energia

Com uma variedade de vitaminas do complexo B e uma quantidade razoável de proteína, a jaca pode ser considerada uma ótima fonte de energia. Ela pode melhorar o metabolismo energético do corpo com açúcares e carboidratos saudáveis, sem acrescentar muita gordura à sua ingestão total. É por isso que a jaca é amplamente utilizada como um alimento básico em alguns países tropicais.

Melhora a saúde cardiovascular

O teor de fibra na jaca pode ajudar a controlar os níveis de colesterol e evitar vários problemas que afetam as artérias e vasos sanguíneos. Além disso, os antioxidantes e a vitamina C presentes nessa fruta podem ajudar a preservar o sistema cardiovascular e reduzir o estresse oxidativo, que pode causar o rompimento dos vasos sanguíneos.

quais sao os beneficios da jaca para a saude 2

É boa para a pele

Por ter uma dose saudável de antioxidantes (como a luteína, zeaxantina e o betacaroteno), a jaca pode ser muito benéfica para a saúde da pele, pois minimiza os efeitos dos radicais livres, que inclui o surgimento de rugas e manchas de idade.

Promove o bom funcionamento dos olhos

O betacaroteno presente na jaca se decompõe em vitamina A, que por sua vez está especificamente ligada à redução do estresse oxidativo nos olhos, impedindo o surgimento de doenças como degeneração macular e catarata.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!