Seda, um tecido sobre o qual sempre ouvimos falar… Porém, você sabe a fundo o que é a seda? É sobre isso que iremos falar hoje.

Esta é um tipo de fibra formada por proteínas muito utilizada pela indústria têxtil, sua origem é bastante curiosa já que o tecido é feito a partir dos casulos do Bombyx mori, conhecido popularmente por bicho-da-seda. Mas como isso funciona?

Os filamentos contínuos de proteína são formados através da produção de lagartas de certa espécie de mariposa. Vale ressaltar que esta é uma das matérias-primas mais caras do mercado. Durante o processo, as lagartas expelem um líquido através de suas glândulas, este sai envolvido em uma goma chamada sericina e se solidificam imediatamente, assim que fazem contato com o ar.

o que e seda tricurioso 1

Estes são tecidos sempre leves, brilhantes e muito macios, sendo utilizados em camisas, vestidos, blusas, camisolas, luvas, xales, gravatas, pijamas e muitos outros. Sua coloração cintilante se deve a estrutura da fibra que é triangular, muito semelhante a um prisma que refrata a luz.

Para se ter ideia, seda surgiu em 3600 a.C na China, porém historiadores acreditam que sua produção foi iniciada cerca de 2700 a.C. Conta-se que ela foi descoberta pela imperatriz Si Ling Chi quando tomava um chá abaixo de uma amoreira quando um casulo de bicho-da-seda caiu em sua bebida. Ao olhar para aquele traço orgânico incomum, a imperatriz reservou seus dias para fazer testes e tecer um filament de ceda em um pequeno pedaço de tecido.

Esta foi uma descoberta valiosa para a China que gerou a conhecida rota da Seda, a mais importante da época. O segredo de sua manufatura foi guardado muito bem pelo governo chinês até o ano 300 quando o mesmo foi aprendido pela Índia.

Gostou das informações? Comente!