Aqui no TriCurioso nós somos apaixonados por Chá, mas acho que isso já deu para perceber em função de nossas inúmeras matérias que trazem os benefícios de diversas dessas bebidas quentes. Porém, você sabe como ele surgiu?

Tudo começou na China em 2.737 a.C, ao menos é o que dizem os historiadores, existe uma teoria que narra um curioso descobrimento. Segundo consta, o imperador Chinês Shen Nung teria fervido água embaixo de uma árvore, porém não percebeu que diversas folhas dela estavam caindo em seu recipiente. Quando terminou a fervura, ele a experimentou e constatou que aquela sim era uma boa ideia.

Chá

Antigamente o conceito de chá era um pouco diferente, eles eram feitos em folhas colocadas em bolos, assim sendo fervidas com arroz e especiarias. Beber chá através de folhas em água fervida só se tornou hábito no século XIV durante a dinastia Ming. Mas e o chá inglês? Este surgiu no século XVII em função do medo de que a cultura do café não se sustentasse mais. O bizarro é que durante todo um século esta era uma bebida exclusiva da elite europeia, sendo popularizada apenas quando o preço caiu, assim possibilitando que todas as classes sociais a bebessem.

Mas e aqui no Brasil? Tudo começou há cerca de 200 anos quando as primeiras mudas de Camellia sinesis foram trazidas ao Brasil por DoJm João IV, Rei do Reino Unido de Portugual, Brasil e Algarves. Ele também trouxe diversas sementes que foram cultivadas no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Então, em 1814 uma média de 300 imigrantes vindos de Macau, China, desembarcaram no Brasil para trabalhar nas plantações de chás que, infelizmente, não se adaptaram ao nosso clima. Foi então que o café começou a ser plantado já que era muito mais rentável.

Foi só em 1935 que o chá começou a ter certa relevância em nosso país graças aos esforços de Torazo Okamoto que trouxe do Sri Lanka diversas sementes para serem cultivadas. Como havia uma forte fiscalização nos navios e era proibido importar sementes, Torazo as escondeu dentro de miolos de pães para assim chegarem até aqui em segurança. Depois disso foi só sucesso, se tornando uma das maiores culturas de chá do Brasil.

Incrível, não acha? Comente!