Quem pensa que o Brasil é o país das novelas está muito enganado: para se ter uma ideia, nós somos o terceiro maior mercado da Netflix no mundo, além disso nós somos o país com maior conteúdo em séries de língua não-inglesa na plataforma. E não é de hoje que os brasileiros são loucos por uma série. Clássicos da comédia sempre fizeram parte do catálogo dos canais abertos e a própria televisão começou a produzir esse tipo de conteúdo, mas você sabe qual série brasileira ficou por mais tempo no ar?

Vamos falar um pouco sobre a TV gringa: Se você acha que “Supernatural” está há muito tempo no ar, bom, é melhor rever os seus conceitos. O motivo é que “Os Simpsons” está no ar desde 1989, são incríveis 30 temporadas, com 637 episódios e com bastante fôlego: 32 prêmios Emmy. Outra série muito longa é “Last Of The Summer Wine”, que está há 31 temporadas no ar e o espaço de tempo é ainda maior 45 anos!

Outra série estrangeira muito longa é “Grange Hill” aparece com 31 temporadas e 601 episódios, venceu 4 vezes o BAFTA de melhor programa infantil. Não se assuste, mas se existe uma série com ainda mais tempo no ar que essa, é “Doctor Who”: são 37 temporadas e também com um espaço de tempo bem grande entre elas. Entre 1963 e 1989 a série foi exibida com 696 episódios e em 2005 ela voltou ao ar, atualmente na 11ª temporada e 177 episódios: 37 anos de história.

sesamo

E se você nem imagina quem é o dono do primeiro lugar, prepare-se: Vila Sésamo. A série voltada para o público infantil está há 49 anos no ar e venceu nada mais, nada menos que 167 prêmios Emmy além de ter incríveis 4.491 episódios, sendo uma das peças-chave da televisão norte-americana. No Brasil, a série voltada para o público infantil também está na liderança: exibida pela TV Cultura, a Vila Sésamo está no ar há 46 anos anos!

Mas e o Brasil?

Falando em série com personagens humanos, quem lidera até aqui é “A Grande Família”. A primeira versão foi exibida entre 1972 e 1975. Ao todo, teve 16 temporadas e 562 episódios, se contada a “segunda fase (2001-2014)”, que se encerrou após mudanças na programação da Globo.

Os programas de TV mais longos são o “Mosaico na TV” (no ar desde 1961), uma atração religiosa, exibida atualmente em horário comprado nas TVs NET e VIVO, “Fé para hoje”, outra atração religiosa, no ar desde 1962, o “Programa Silvio Santos”, que está no ar desde 1963. A Santa Missa em Seu Lar, também religioso, exibido desde 1965 e o “Jornal Nacional”, exibido desde 1969.

Atrações bem longas hein?! Que tal deixar nos comentários o que você achou sobre essa curiosidade?