Curiosidades

Quem inventou o barbeador?

Quem inventou o barbeador?

Item imprescindível nos banheiros masculinos, o barbeador é algo que existe em nossas vidas desde sempre. Porém, você já parou para pensar em quem o inventou?

Acredite ou não, porém os historiadores creem que o homem apara sua barba desde o período Neolítico utilizando conchas polidas ou até mesmo dentes de tubarões para aparar os pelos. Então, durante a Idade dos Metais surgiu a navalha, um grande e importante objeto que serviu por séculos como um útil objeto na hora de se barbear. Para que a mesma deslizasse facilmente eram utilizados óleos de baleia, azeite ou qualquer coisa que fosse gordurosa e escorregadia.

Agora, o primeiro aparelho de barbear que surgiu e é semelhante aos utilizados hoje nasceu pelas mãos do francês Jean Jacques Perret em 1770. Porém, nesta época o mesmo possuía uma navalha que era dobrável e extremamente afiada. Então, em 1888 os irmãos norte-americanos Kampfe criaram a navalha em T que tinha um inteligente mecanismo que impedia que a pele fosse ferida pela borda do objeto.

Poucos anos depois, em 1895, surgiu a história o grande nome dessa história: o caixeiro viajante King Camp Gillete que criou o barbeador descartável. Sua ideia era criar um aparelho que promovesse um barbear mais longo e que possibilitava o uso de lâmina descartáveis, isto porque muitos reclamavam na época sobre precisar afiar suas lâminas regularmente. Como era de se esperar, o sucesso foi imediato e gigantesco. Em 1904 já haviam 90 mil aparelhos e 12 milhões de lâminas nas ruas, sendo que até hoje a marca Gillette é muito conhecida.

Você sabia disso? Comente!

Leia Também: