Com a grande explosão da necessidade das coisas mais rápidas e com uma agilidade jamais vista anteriormente na história, a sociedade começou a dormir menos e trabalhar mais: com grandes cargas horárias, funcionários tendem a fazer horas extras e se tornarem bem menos ativos em suas vidas pessoais, prejudicando relacionamentos amorosos, familiares e com amigos. Pouca gente leva o sono a sério e isso é um problema. No Japão, uma empresa começou a observar um pouco mais de perto o sono dos funcionários.

Uma pessoa que dorme menos do que deveria e trabalha mais que o normal tende a produzir menos, uma vez que seu cérebro está cansado e existe uma tendência maior ao estresse e a falta de foco. O sono faz bem para a saúde e com uma rotina muito agitada é quase impossível dormir por oito horas. Porém, a CRAZY, empresa que planeja casamentos no Japão está remunerando os funcionários que dormem da forma correta.

O sistema criado pela empresa do Japão remunera as pessoas com um bônus, que pode ser usado em lanchonetes e cafeterias. Os empregadores analisam a qualidade do sono e monitora o quanto os seus funcionários conseguem dormir diariamente. Os dados são inclusos em uma tabela que vai mensurar qual será a remuneração quando o mês chegar ao fim.

japão 1

O esquema gerado é por meio de pontos: a cada seis horas de sono, os funcionários ganham cem pontos, esses pontos são convertidos para ienes. Em termos de real, um funcionário que dorme bem durante sete dias seguidos consegue juntar o equivalente a R$33. Os dados são monitorados por um aplicativo de celular e quem compartilha os dados do sono por um mês ganha 1000 pontos de bônus após os 30 dias.

Os funcionários participantes melhoraram a produtividade na empresa e também a qualidade do sono: dormindo melhor, o funcionário tende a produzir mais e o raciocínio se torna mais ágil, já que o cérebro está descansado, ao invés de sobrecarregado como acontece em algumas empresas.

E aí, que tal ser pago para dormir bem? Deixe nos comentários sua opinião!