O Ku Klux Klan, também conhecido como KKK é um movimento norte-americano que nasceu após a união de três movimentos distintos nos Estados Unidos. Estes defendem a supremacia branca, o nacionalismo branco e defendem correntes extremistas e completamente reacionária como a anti-imigração. De acordo com dados históricos, o “Klan”, como também é conhecido, é antissemita e anticatólico.

A história desse movimento que, segundo historiadores, tem raízes na religião protestante e surgiu no sul dos Estados Unidos desde a década de 1860. Eles tentaram derrubar governos estaduais republicanos e utilizavam violência contra líderes negros. Uma lei federal foi publicada por meados dos anos 1870 e isso suprimiu o grupo por um tempo.

Os trajes brancos são tradicionais vestes do KKK: eles mesmos fabricam as próprias roupas e utilizam máscaras e chapéus cônicos para aterrorizar as vítimas e esconder suas identidades. O chamado segundo Klan, do Ku Klux Klan nasceu em 1915 e começou a se espalhar nos Estados Unidos na década de 20. Eles pregavam o ódio aos católicos, judeus e imigrantes. A queima de cruzes e desfiles em massa eram marcas desse grupo.

KKK 1

O filme “O Nascimento de uma Nação”, de 1915, foi dirigido pelo cineasta Griffith e mostrou a sua simpatia pelo clã. Várias pessoas se juntaram à seita e, com a ideologia racista, iniciaram a perseguição a negros, estrangeiros e judeus. É estimado que naquela época, o número de adeptos chegou a cinco milhões.

Eles se consideravam os defensores da moral e também caçavam médicos charlatões, prostitutas e bandidos: os vitimados eram marcados com três letras K na testa. O governo precisou intervir na época, quando criou uma lei que proibia o uso de máscaras fora do Dia de Todos os Santos e do Carnaval.

KKK 2

A atual época do Ku Klux Klan surgiu já na década de 1950 em pequenos grupos e locais pouco conexos. Se concentram principalmente na oposição dos direitos civis, assassinatos de ativistas e outros. Em 2012 era estimado que existiam cerca de 7 mil membros deste grupo nos Estados Unidos. A “versão atual” diz apoiar a moralidade cristã e condena principalmente o comunismo, a homossexualidade e são considerados neonazistas.

Deixe o seu comentário sobre o assunto!