Eu sou um grande fã da Aretha Franklin. Conhecida como a Rainha do Soul, ela também se foi, como David Bowie, o grande Camaleão do Rock. Mas preferências minhas à parte, Aretha era uma grande cantora e as suas performances ao vivo eram o seu grande diferencial em comparação aos artistas atuais, já que vários precisam da ajuda do playback ou do já famoso auto-tune para fazerem bonito durante os shows ou em seus discos.

Mas falando do grande legado de Aretha Louise Franklin, a gente não pode deixar de mencionar os grandes artistas que a viam como ídolo e se inspiraram em sua música para se lançarem no mercado fonográfico: Beyoncé, Mariah Carey, Adele, Whitney Houston, Madonna e vários outros. Freddie Mercury chegou a dar uma entrevista falando sobre como admirava a voz da eterna Lady Soul. Aretha ficou famosa por sucessos como “Say a Little Prayer”, “Respect”, “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman” e “I Knew You Were Waiting (For Me)” (com George Michael).

A artista foi a primeira mulher a conquistar o reconhecimento do Hall da Fama do Rock and Roll e com toda certeza conseguiu provar que se dá bem cantando qualquer estilo. Afinal, suas raízes na Soul Music e no Gospel não lhe afastaram da abertura para cantar outros estilos, como o pop rock na já citada parceria com George Michael.

Aretha Franklin 1

Aretha em sua última apresentação em novembro de 2017

Mas um excelente exemplo de que Aretha Franklin sabia como ninguém se apresentar ao vivo é a sua participação no Grammy substituindo ninguém menos que Luciano Pavarotti na apresentação de “Nessun Dorma!”, uma ópera para o repertório da artista lendária (1998).

Outra excelente apresentação de Aretha foi de um dos seus maiores clássicos, “I Say A Little Prayer” em 1970, uma das performances mais clássicas da carreira da artista. Com essa música, Aretha conseguiu ficar em 4º lugar no Billboard Hot 100, na mesma posição no Canadá na categoria Top Singles. confira:

Outra apresentação clássica e ao vivo de Aretha é a de “Respect”, onde ainda nos anos 60, ela cantou ao vivo na TV para uma plateia de dizia querer ‘só um pouquinho de respeito’. A diferença da voz da artista em seu auge é perceptível:

Outra apresentação muito notável de Aretha já foi em um dos seus últimos anos. Seu último álbum de estúdio: Aretha Franklin Sings the Great Diva Classics (2014) conta com um cover de “Rolling in The Deep”, música que ajudou a iniciar a carreira de Adele, ela fez uma memorável apresentação desse single no antigo talk-show de David Letterman. Detalhe importante sobre essa apresentação é que na época (2014), a artista tinha 72 anos e lutava há quase 5 contra o câncer, tendo passado por várias cirurgias.

E uma outra performance muito boa da artista é a homenagem que Aretha fez para Carole King, autora de “Natural Woman”, durante o Kennedy Central Honors. As matérias mais publicadas na época comentavam a reação do ex-presidente Barack Obama que teria se emocionado com a apresentação. Nessa época (2015), ela já tinha 73 anos e ainda enfrentava a luta contra o câncer. Essa é considerada por muitos como a melhor apresentação da artista devido aos seus bom desempenho mesmo enfrentando problemas de saúde:

https://youtu.be/XHsnZT7Z2yQ?t=40

E aí, deu pra matar a saudade da Rainha do Soul? Deixe o seu comentário!