Hoje moro no 3º andar em um prédio sem elevador, quem já teve essa experiência já deve estar pensando: Coitada, imagina como é terrível o dia em que ela vai no mercado. Pois é, amigos, não é fácil. Ou seja, hoje um grande sonho é que o próximo apartamento em que eu decidir viver seja em um prédio beeeem alto que possua elevador. Pensando nisso, será que você conhece a história deste incrível meio de transporte?

Tudo começa com um simples sistema de peso e contrapeso usado desde 1500 a.C. pelos egípcios que precisavam tirar água do Rio Nilo com o auxílio de animais como tração. Após, os romanos criaram um sistema em grande escala onde moviam materiais e até mesmo animais. Neste período os mais nobres e ricos de Roma também possuía sistemas rudimentares de deslocamento em suas grandes casas, assim não precisando subir escadas.

quem inventou elevador tricurioso 1

Séculos após foi criado o famoso elevador do Palácio de Versailles a pedido do rei Luís XV em 1743. Sua ideia era facilitar o deslocamento que precisava fazer até o quarto de sua amante, Madame de Châteouroux que ficava no andar inferior. Nesta época o sistema ainda era arcaico, tal como o dos romanos, e precisava que escravos fizessem o elevador se mover. Foi só após a Revolução Industrial que a tração foi substituída pelo motor a vapor, porém as pessoas ainda tinham muito medo de usar tal tecnologia já que os elevadores desta época balançavam bastante e causavam acidentes constantes.

Isso só mudou em 1853 quando Elis Graves Otis entrou em cena. Foi ele o norte-americano responsável pela criação um sistema que utilizava trilhos e travas para sustentar as cabines caso os cabos acabassem se rompendo. Esta foi uma inovação muito importante e essencial para a popularização do meio de transporte. Após, a grande marca foi do alemão Werner Von Siemens que criou o elevador elétrico em 1880. Agora, uma curiosidade interessante. Os primeiros elevadores eram extremamente lentos, o que significa que para chegar ao oitavo andar de um prédio era preciso de 2 minutos, no mínimo. Hoje, os elevadores podem ser até 45x mais velozes do que isso. Surreal, não é mesmo?