Se eu tenho um sonho na vida, este com certeza é voar de balão. Pense só na liberdade de estar suspenso no ar, voando como um pássaro e tendo total visão de tudo. Sério, é mágico. Hoje, pesquisando um pouco mais sobre este sonho decidi trazer para vocês a origem deste meio de transporte. Vamos lá?

Historiadores acreditam que tudo começou na china durante o século III a.C. quando foi descoberto o conceito do balão. Neste período, os povos se uniam para soltar mini balões de ar quente na intenção de sinalizar batalhas e conflitos militares. Porém, caso você queira dar um nome ao autor desta criação, este é o do padre jesuíta Bartolomeu de Gusmão, popularmente conhecido como ‘padre voador’. Brasileiro e totalmente apaixonado por ciência, este incrível padre ficou famoso por estar sempre trabalhando e lançando novas invenções, sendo este considerado o primeiro cientista brasileiro.

quem inventou balao tricurioso 1

Foi através de sua curiosidade ilimitada que começou a fazer testes com os chamados aeróstatos, ou seja, objetos que voam em função de serem mais leves que o próprio ar. Foi assim que surgiu a ideia de fazer um balão, assim sendo apresentado a corte portuguesa como ‘máquina de voar’. Foram necessárias duas tentativas fracassadas – onde uma delas o balão chegou a pegar fogo – para que houvesse finalmente uma bem sucedida onde o padre Bartolomeu conseguiu provar a Casa Real que sua invenção era simplesmente incrível. Neste experimento o balão voou por mais de um quilômetro, tendo seu trajeto traçado do Castelo de São Jorge até o Terreiro do Paço em Lisboa. Todos ficaram extremamente impressionados com tamanha engenhosidade, isso garantiu que o inventor tivesse total apoio do rei D. João V que proibiu que qualquer uma de suas ideias fossem copiadas sob pena de morte.

Vale ressaltar que o balão do padre Bartolomeu infelizmente ainda não era tripulado, esta ideia só surgiu em 1783 através dos irmãos franceses Jacques e Joseph Montgolfier que a apresentaram ao rei Luís XVI um balão capaz de voar por 9 quilômetros levando dois passageiros. Foi este o primeiro marco no entendimentos dos princípios básicos de navegação por ar, assim possibilitando a criação de outros meios de transporte aéreos.

Incrível que esta seja uma invenção brasileira, não acha? Comente!