Não há nada mais desconfortável do que suar muito em um dia quente e descobrir que você está com mau cheiro nas axilas. Esta é, definitivamente, uma das maiores inutilidades do corpo humano, sério. Para evitar tamanho transtorno, foi criado o desodorante, produto cosmético que inibe o cheiro e ainda é perfumados Porém, você sabe quem inventou esta genialidade?

Dizem os pesquisadores que esta não é uma história recente. O odor incomodava desde os tempos da civilização egípcia que utilizava diversos tipos de óleos e gorduras após tomarem banho justamente para inibir a formação do mau cheiro. Os romanos também não gostavam nada desta sensação de estar fedendo, logo criaram um tipo de almofada que era aromatizada e deveria ser usada diretamente nas axilas, porém está não era uma ideia muito inteligente.

Desodorante

Quando chegamos a Idade Média, a solução era se encher de perfume para disfarçar o odor, porém esta também não obtinha lá muito sucesso já que virava uma grande mistura de aromas – bons e péssimos. Foi apenas em 1888 que um químico dos Estados Unidos desenvolveu uma mistura a qual chamou de desodorante químico. Esta era feita à base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, vale ressaltar que ambos os elementos são utilizados até os dias de hoje. Porém, vale ressaltar que até a Segunda Guerra Mundial, o desodorante ainda era um produto caríssimo, reservado apenas aos mais abastados. Porém, depois do conflito mundial, os preços baixaram muito, o que possibilitou a popularização do produto e tornou o desodorante algo que não falta no banheiro de ninguém.

É incrível como muitos dos objetos tidos como indispensáveis simplesmente não existiam um dia, você não acha? Comente!