Ao assistir filmes antigos que abordam temáticas de guerra ou até mesmo navegação certamente já viram algum personagem desesperado utilizando um aparelhinho curioso para enviar mensagens codificadas. Porém, você sabe que aparelho é esse? Seu nome é telégrafo!

O telégrafo serve exatamente para o que você sempre pensou: se comunicar através de códigos. Este incrível aparelho foi criado por Joseph Henry e Samuel Morse ainda em 1835 quando, claramente, ainda não existia WhatsApp pra pedir socorro. Foi Morse inclusive quem introduziu as linhas telegráficas em todo o mundo baseada em um código que leva seu nome cujos traços e pontos formam palavras e frases.

o que e telegrafo tricurioso

Anos depois, em 1872 mais especificamente, o francês Jean Maurice Émile Buador decidiu melhorar o telégrafo ao criar um método onde dividia a mensagem por diversos canais. Como os telefones ainda não existiam, esta foi uma invenção muito importante que possibilitou as primeiras formas de comunicação de forma rápida e global. No Brasil o telégrafo chegou ao Brasil em 1852. Após, infelizmente ou felizmente, o telégrafo foi substituído pelas linhas telefônicas que, agora, transmitiam voz ao invés de pontos e traços.

Incrível como a tecnologia surge, se reinventa e melhora a cada dia, não acha? Comente!