Quando estamos escolhendo o que fazer após o ensino médio, além da grande preocupação em encontrar uma graduação que nos faça feliz, também acabamos nos preocupando bastante com quanto iremos ganhar após formados. É neste momento que somos apresentados a um termo curioso chamado Piso Salarial. Você sabe o que é isso?

Pois bem, o piso salarial é o menor salário que deve ser pago ao profissional em uma categoria específica para desempenhar a jornada de trabalho padrão de 44 horas semanais. Vale ressaltar que ele sempre se refere a categorias profissionais tais como professores, jornalistas, médicos, etc. O valor referente a este piso é convencionado por sindicados com validade regional, ou seja, aquele piso determinado para X categoria vale para a região abrangida pelo sindicato que o definiu. Por esta razão você vai encontrar um Piso Salarial para sua profissão diferente em cada estado do Brasil. Inclusive, alguns estados não terão este Piso, na Bahia por exemplo não há Piso Salarial para jornalistas.

o que e piso salarial tricurioso 1

Porém, existem categorias cujo valor é determinado de forma nacional tal como ocorre com os professores a partir da Lei 11.738/08. Infelizmente, diversos estados não cumprem esta determinação. Vale ressaltar que existem categorias que não possuem Piso Salarial em nenhum estado, então convém que você estude e pesquise bastante para que possa fazer uma escolha consciente de carreira para sua vida. Agora, porque este nome? Pense em uma casa, o piso é a parte que sustenta o lar, que permite que você ande por ele. Também é a parte mais baixa, o início de uma construção. Por isso Piso Salarial. Também existe o Teto Salarial que se refere ao maior salário pago a uma categoria.

Você sabia da existência do Piso Salarial? Comente!