GPS, ou Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global, é algo que tem salvado muitos de nós em momentos de aperto. Graças a ele que hoje é provido por quase a totalidade dos smartphones do mercado é possível chegar praticamente a qualquer lugar sem precisar ouvir: “direita, esquerda, reto toda a vida e pronto, chegou”. Porém você conhece a história dessa incrível tecnologia?

Tudo começou em 1957 quando a antiga União Soviética fez o lançamento do primeiro satélite artificial da nossa história, assim iniciando as milhões de possibilidades que temos hoje graças a essas belezinhas. Porém, o sistema GPS nasceu das veias norte-americanas, mais especificamente de um projeto chamado NAVSTAR criado em 1960 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Foi através deste projeto que surgiu o primeiro sistema que fornecia informações sobre todo o nosso planeta tais como clima e localização. A importância estava em justamente poder acessar essas informações a qualquer hora do dia, o que era de grande importância para o planejamento de conflitos militares ou operações de guerra.

o que e gps tricurioso

Demorou algumas décadas para que o NAVSTAR pudesse ser efetivamente utilizado com eficiência, assim sendo totalmente operacional, para ser exata isso ocorreu no ano de 1995. Foi ele o pai do GPS que hoje passou de nível militar para algo de uso civil, gratuito e que fornece grandes vantagens em nosso dia-a-dia.

Você usa GPS? Sabia que seus primeiros passos foram dados em 1960? Comente!