Quando o assunto é saúde, muito se ouve falar sobre inflamação. Só que grande parte das pessoas não tem uma noção exata do que isso realmente significa e representa, o que pode ser até perigoso em certos casos. Se você deseja saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo esse post e entenda melhor do que se trata a inflamação.

A inflamação é uma parte vital da resposta do sistema imunológico contra lesões e infecções. Basicamente, é a maneira que o corpo encontra de sinalizar o sistema imunológico sobre a necessidade de curar e reparar o tecido danificado, assim como se defender contra invasores externos, como vírus e bactérias. Sem ela como resposta fisiológica, as feridas poderiam infeccionar e se tornar mortais em um curto período de tempo.

No entanto, se o processo inflamatório se prolonga por muito tempo ou se a resposta inflamatória ocorre em locais onde não é realmente necessária, isso pode se tornar um problema de grandes proporções. A inflamação crônica, como é chamada nesse caso, tem sido associada a certos problemas de saúde, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e também pode levar a distúrbios autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus. A inflamação crônica pode ter efeitos a longo prazo e em praticamente todo o corpo.

afinal o que e uma inflamacao 1

Ao contrário da inflamação crônica, a inflamação aguda ocorre, por exemplo, após um corte no joelho, uma torção no tornozelo ou uma dor de garganta. É uma resposta de curto prazo com efeitos especificamente localizados, o que significa que sua ação fica restrita ao local do problema. Os sinais que servem como indicadores de inflamação aguda incluem vermelhidão, inchaço, calor e às vezes dor e perda motora de funções. Nesses casos, os vasos sanguíneos se dilatam, o fluxo sanguíneo aumenta e os glóbulos brancos ocupam a área lesada para promover a cicatrização.

Atualmente, não existem medicamentos que visam especificamente o tratamento da inflamação crônica. No entanto, há uma abundância de medicamentos vendidos sem a necessidade de prescrição médica para tratar inflamações agudas de curto prazo, sendo que os mais comuns são os medicamentos de venda livre conhecidos como anti-inflamatórios. Dietas anti-inflamatórias também têm se tornado populares nos últimos anos. Os alimentos recomendados são típicos de uma dieta mediterrânea e incluem a ingestão de peixes, frutas, vegetais frescos e gorduras saudáveis.

Sabia dessa? Deixe o seu comentário!