A couve flor é uma hortaliça que acredita-se ter origens na Ásia antiga, embora tenha ressurgido na região do Mediterrâneo que envolve a Turquia e a Itália por volta do ano 600 aC. Hoje, países como Índia, China, Itália, França e Estados Unidos figuram entre os principais produtores dessa hortaliça no mundo. Por ser membro da família dos vegetais crucíferos, a couve-flor muitas vezes perde espaço nas refeições para o seu primo verde, o brócolis. Mas esse vegetal certamente merece ser incluído nas refeições de qualquer pessoa, já que carrega consigo uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Melhora a saúde cardiovascular

O consumo regular da couve-flor pode garantir uma melhor circulação sanguínea, o que é muitas vezes atribuído à presença de glucorafanina e vitamina K em sua composição. A glucorafanina é geralmente convertida em isotiocianatos, que por sua vez ativam as respostas anti-inflamatórias do corpo e impedem o acúmulo de lipídios no sangue. Isso auxilia na redução do risco do surgimento de doenças como a aterosclerose. Ou seja, podemos concluir que a couve-flor contribui significativamente para um coração saudável.

quais sao os beneficios da couve flor para a saude 1

Melhora a saúde do cérebro

A couve-flor contém boas quantidades de colina e fósforo em sua composição, sendo que ambos são muito eficazes na reparação das membranas celulares. Essa manutenção é essencial para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, permitindo a perfeita transmissão de sinais nervosos.

Previne distúrbios estomacais

A couve-flor sempre foi considerada uma boa fonte de fibras dietéticas, que por sua vez ajudam na digestão e promovem a eliminação de várias toxinas da região do intestino. A presença de glucosinolato, glucorafanina e sulforafano em sua composição, faz com que esse vegetal tenha a capacidade de proteger todo o revestimento do estômago contra o crescimento de bactérias ruins. Além desse excelente mecanismo de defesa, os isotiocianatos previnem o surgimento de vários distúrbios abdominais, que vão desde úlceras no estômago a até mesmo o câncer de cólon.

Previne o estresse oxidativo

Estudos sugerem que a couve-flor possui componentes que estimulam as enzimas responsáveis por bloquear o câncer ao mesmo tempo em que protegem as células do corpo contra o estresse oxidativo e dos males causados ​​pelos radicais livres.

quais sao os beneficios da couve flor para a saude 2

Auxilia no crescimento fetal

A inclusão da couve-flor na dieta das mulheres grávidas pode ser muito eficaz devido à presença de ácido fólico, que ajuda no desenvolvimento das regiões neurais do bebê.

Ajuda a desintoxicar o corpo

Esse vegetal contém indole-3-carbinol, um nutriente que juntamente com o sulforafano pode ser muito útil ao ativar e regular a função das enzimas responsáveis por desintoxicar o corpo.

Gostou de saber tudo isso? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!