O vinho é uma das bebidas mais antigas e sempre foi apreciado em praticamente todas as partes do mundo. No entanto, toda a cultura em torno de sua vinificação, degustação e consumo pode ser um pouco intimidante para aqueles que não conhecem muito sobre esse assunto. Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo, aqui estão listadas 14 curiosidades sobre essa bebida que certamente vão saciar a sua sede de conhecimento.

1. Estudos sugerem que o consumo moderado de vinho pode reduzir o risco do surgimento de doenças cardíacas, doença de Alzheimer, derrame e até mesmo doenças nas gengivas.

2. A garrafa de vinho mais antiga do mundo remonta a 325 dC e foi descoberta perto da cidade de Speyer, na Alemanha, dentro de um dos dois sarcófagos romanos encontrados. Ela está até hoje em exposição em um museu da cidade.

fatos curiosos sobre o vinho 1

3. Os vinhos tintos são vermelhos porque o processo de fermentação extrai a cor das cascas das uvas. Os vinhos brancos geralmente não são fermentados com as cascas das frutas presentes.

4. A maioria dos vinhos é servida em um copo que tem a borda levemente curvada no topo para ajudar a conter os aromas. Segundo os especialistas, quanto mais fino o vidro, melhor.

5. Na Grécia antiga, o anfitrião do jantar costumava tomar o primeiro gole de vinho para garantir que a bebida não estivesse envenenada.

6. Os antigos romanos descobriram que misturar chumbo com vinho não só ajudava a preservar a bebida como também lhe dava um sabor adocicado e uma textura suculenta. Sem muitas surpresas, o envenenamento crônico por chumbo tem sido frequentemente citado como uma das causas do declínio de Roma no passado.

7. As mulheres são mais suscetíveis aos efeitos do vinho do que os homens. Isso acontece porque elas geralmente têm menos enzimas no revestimento do estômago que são necessárias para metabolizar o álcool de uma maneira eficiente.

fatos curiosos sobre o vinho 2

8. Nem todos os vinhos melhoram com o tempo. Na verdade, a grande maioria dos vinhos produzidos está imediatamente pronta para consumo e não tem muito potencial para envelhecer. Apenas alguns vinhos raros duram mais de uma década.

9. Uma tonelada de uvas produz cerca de 60 caixas de vinho, ou 720 garrafas. Uma garrafa de boa procedência contém cerca de 2,8 quilos de uvas.

10. Os alemães inventaram o Eiswein, que é um vinho feito de uvas congeladas.

11. Hipócrates, amplamente considerado o pai da medicina, incluía vinho em quase todos os seus remédios. Ele usava a bebida como diurético, anti-séptico geral e como resfriador de febres.

12. Tradicionalmente, o vinho nunca era armazenado em pé. Manter a garrafa deitada fazia com que a bebida mantivesse um contato constante com a rolha, impedindo que ela secasse, encolhesse ou deixasse entrar ar. No entanto, o vinho pode ser armazenado verticalmente se a garrafa tiver uma rolha artificial.

fatos curiosos sobre o vinho 3

13. As uvas para a produção de vinho ocupam o primeiro lugar entre as plantações de frutas do mundo em termos de hectares plantados.

14. Em todo o Antigo Testamento bíblico, apenas o Livro de Jonas não faz alguma referência à videira ou ao vinho.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!