Curiosidades

Por que os gatos soltam pelos?

Por que os gatos soltam pelos?

Ter gatos de estimação pode ser uma experiência muito gratificante, afinal, esses bichanos estão sempre dispostos a nos surpreender com suas brincadeiras e seu comportamento único. No entanto, eles não são nada indicados para as pessoas que sofrem de algum tipo de doença respiratória, pois costumam soltar uma grande quantidade de pelos. Mas por que isso acontece?

Primeiramente, é necessário enfatizar que a queda de pelos dos gatos é um fenômeno totalmente natural, pois faz parte da própria constituição física desses animais. Acredita-se que isso aconteça como uma forma de renovar a estrutura peluda do animal, que está sempre sujeita aos efeitos das alterações celulares. Por isso, caso você tenha um gato de estimação, saiba que ele sempre estará sujeito a constantes quedas de pelos.

Só que, assim como os humanos, os gatos podem ter reações alérgicas a medicamentos, pólen, poeira, mofo ou a ingredientes nos alimentos, o que pode aumentar o fluxo da queda dos pelos. Alergias a materiais, incluindo borracha, plástico, lã, corantes ou produtos químicos presentes no ambiente podem afetar essa característica dos gatos. É importante destacar que doenças também podem desempenhar um papel crucial na queda dos pelos, de modo que pulgas, micose ou sarna são alguns dos culpados mais conhecidos. Até mesmo o nível de estresse do animal pode ser um fator determinante.

Se você é dono de um gato, preste atenção na alimentação do seu bichano, pois até mesmo a troca da ração por uma marca inferior pode contribuir para a queda de pelos. Isso acontece porque o menor custo das rações costuma estar diretamente ligado a um menor valor nutricional e a má nutrição felina pode resultar em uma maior perda de pelos. Esses animais também podem reagir negativamente à ação de um antibiótico tópico ou ao local de uma injeção, pois a coceira na região o levará a lamber e morder repetidamente a área.

Como tantas variáveis ​​que podem fazer o pelo do seu gato cair, é melhor levá-lo ao veterinário para um exame, caso você note uma queda mais recorrente se comparada aos períodos anteriores. Dependendo do diagnóstico geral, seja por causa de uma doença, alergia ou parasita, o seu veterinário poderá prescrever um tratamento preventivo, medicação ou outro tipo de intervenção para reverter a queda dos pelos do seu animalzinho.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: