Certamente você já ouviu alguém se referir a uma pessoa inocente que acaba condenada por algo que não cometeu como ‘bode expiatório’, porém qual a origem dessa expressão? O que um bode tem a ver com isso?

Para compreender esta curiosa expressão é preciso que voltemos aos tempos antigos, mais especificamente aos costumes hebreus já que este era um povo que sacrificava animais para purificar seus próprios pecados. Existe uma tradição judaica que marca o Yom Kipur onde sacerdotes precisavam colocar suas mãos na cabeça de um bode para, assim, lançar ao animal todas as iniquidades dos filhos de Israel, seus delitos e pecados. Isso pode ser encontrado na Bíblia em Levítico.

origem expressao bode expiatorio tricurioso 1

Como surgiu a expressão ‘Casa da Mãe Joana’?

Após receber toda essa carga, o pobre bode era abandonado no deserto para que toda a negatividade ficasse distante do povo, porém o que acontecia? O bode expiava, ou seja, pagava por todos os pecados já que certamente morreria por inanição. Foi esse rito cruel – ao menos no meu ponto de vista – que originou a expressão bode expiatório, afinal o pobre animal não tinha nenhuma culpa dos pecados cometidos pela humanidade para ser obrigado a paga-los… Não é mesmo?

Você conhecia essa origem? Comente!