Submarinos são muito legais! Eles podem navegar por baixo d’água sem serem facilmente vistos, assim possibilitando um transporte secreto e que permite a visão de uma extrema beleza natural. Porém, você sabe quem foi que inventou o submarino?

Foi a descoberta de Arquimedes através de seu princípio que possibilitou que veículos se locomovessem não apenas sobre a água como sob ela também, tudo isso graças ao empuxo. Porém, apesar da teoria ser de Arquimedes, a prática foi de outro grande inventor. A curiosidade sobre quais são as riquezas e mistérios que a água esconde existe desde o início dos tempos. O primeiro registro de alguém que tentou explorar as profundezas vem de Alexandre, o Grande que criou sinos de mergulho rudimentares para observar a vida marinha.

quem inventou submarino tricurioso 1

Após ele, durante o século XV Leonardo da Vinci decidiu também explorar este universo criando as primeiras ideias de nave submarina e também uma série de objetos que possibilitassem a observação aquática. Porém, foi o matemático inglês William Bourne quem analisou todos os aspectos práticos que envolvem a utilização de lastro para submergir, assim criando os primeiros protótipos de embarcação para submersão. Só que o primeiro modelo de submarino da história só surgiu em 1620 graças ao holandês Cornelis Drebbel. Entre 1578 e 1801 foram executados diversos aperfeiçoamentos da ideia, vale destacar o incrível USS Turtle e o Nautilus.

Então, em 1890 foi criado o motor a combustão como aperfeiçoamento aos motores elétricos, assim possibilitando que os submarinos avançassem muito em sua tecnologia. Em 1955 surgiu o primeiro submarino nuclear que permitiu que os meios de transportes subaquáticos pudessem ficar anos embaixo d’água sem precisar retornar a superfície em busca de ar.

Incrível como foram necessárias inúmeras mentes através dos séculos para originar o submarino, não acha? Comente!