O abraço é um sinal de amor e/ou consideração por alguém que você conhece. Um gesto simples e muito bem vindo é uma forma simples de se aproximar de alguém, seja para confortar durante um problema ou para se acalmar após um dia estressante de trabalho. O abraço dado por alguém amado de fato acalma e isso não é algo somente psicológico, ficou provado em estudo que o abraço faz bem para a saúde e precisa ser feito mais vezes!

O estudo foi feito pelo corpo de cientistas da Carnegie Mellon University, que tem como líder o psicólogo Michael Murphy que resolveu estudar quais são os efeitos emocionais causados pelo abraço. O estudo analisou o cérebro dos voluntários e conseguiu explicar de forma acadêmica o que muita gente já sabia por aí. Ao todo foram analisados 404 homens e mulheres adultos e saudáveis para chegar à conclusão de que esse contato tão especial é muito eficiente.

Seja para mostrar apoio ou para fazer alguém se sentir protegido, o abraço é muito mais útil que uma conversa, por exemplo. Abraçar uma pessoa que está precisando de um pouco de atenção ajuda a reduzir a raiva, ansiedade, tristeza e outras coisas que podem ser geradas durante uma conversa, mesmo que seja sem querer. O comportamento é entendido pela pessoa como uma proteção contra um conflito, exibe a quem é abraçado uma disponibilidade de “suporte social”.

abraço 1

O cuidado, a empatia e o carinho empregados no abraço possuem uma grande importância no resultado do ato. As pessoas estudadas eram ouvidas por telefone por 14 dias seguidos e eram indagados sobre as experiências de vida e os conflitos sociais de cada dia. O estado emocional era descrito e era questionado se os voluntários foram abraçados ou abraçaram naquele dia. Um abraço em dia de conflito tinha relação com a melhoria do bem-estar emocional.

Os cientistas afirmam que oferecer um abraço ao invés de uma palavra amiga pode melhorar o dia de alguém, sempre respeitando o espaço dos outros, claro! Existem pessoas que não gostam de abraços e isso precisa ser respeitado.

E aí, você já abraçou hoje? Deixe nos comentários!