Um cachorro é um bicho de estimação que se torna um amigo mais fiel que muitas pessoas que conheceremos em nossas vidas. Um amiguinho de quatro patas sempre está lá para nos acompanhar, participar de brincadeiras e também proteger o dono, já que o amor incondicional canino é algo que até hoje não sabemos explicar. Já ficou provado pela ciência que os cachorros ajudam as pessoas em recuperação de doenças como a depressão, por exemplo.

De acordo com os cientistas, os cachorros são mais inteligentes do que imaginamos. Pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, conseguiram analisar o comportamento dos cães e chegaram à conclusão de que eles entendem o que os dons falam. Os cérebros de alguns cães foram analisados por meio de ressonância magnética para entender como que os cachorros recebem as palavras ditas pelos donos quando tentando associar uma palavra a um objeto, por exemplo.

Os pesquisadores tentaram extrair as informações que os cachorros apresentaram estudando o mecanismo do cérebro dos animais, buscando principalmente como eles diferenciavam as palavras. Assim, os cientistas conseguiram analisar que o que era dito tinha um significado diferente para o cachorro. Os estudiosos afirmam que o cachorro entende comandos verbais, mas também sinais, olhares e gestos. As expressões emocionais dos donos também são entendidos.

cachorros

O estudo foi publicado na revista Frontiers in Neuronscience e estudou doze cachorros, machos e fêmeas de várias raças. Os donos treinaram os cães por meses para tentar fazer com que eles aprendessem o nome dos brinquedos. A tomografia mostrou os bichinhos estavam com a região auditiva do cérebro ativa mesmo quando o dono dizia coisas não relacionadas aos brinquedos: isso mostra que o cachorro deseja entender o que é dito principalmente para agradar.

Os cientistas acabaram concluindo que o melhor amigo do homem possuem uma forma “rudimentar” de compreensão do que falamos. A tentativa de entendimento do que é dito depende principalmente das motivações para isso.

E aí, pronto para conversar com seu amiguinho de quatro patas? Deixe nos comentários!