O Prêmio Nobel é o mais importante do mundo e todos os anos destaca pessoas que foram as melhores em seis categorias: paz, economia, literatura, medicina, física e química. Mas você conhece a história por trás do Prêmio Nobel? Sabe quem o criou e o motivo de ter esse nome?

Um fato curioso sobre esse prêmio é que quem o leva ganha a bolada de US$ 1 milhão, além de uma medalha de ouro e um diploma. A criação desse evento anual foi do químico e inventor sueco Alfred Nobel. Ele nasceu em outubro de 1833 em Estocolmo, sendo criado em São Petersburgo. Sua vocação para a química nasceu quando ainda era jovem e conheceu a nitroglicerina líquida, principal matéria-prima de sua maior invenção.

Nobel criou a dinamite acreditando que ela seria utilizada em construções de túneis e canais subterrâneos. Ficou milionários com as patentes e exploração de petróleo na Rússia. Em 1888, seu irmão faleceu e um jornal publicou a morte como se fosse de Alfred, o chamando de inventor de “maneiras de matar pessoas”. O texto dizia que Nobel enriqueceu por conta do uso das dinamites na guerra. Revoltado com o texto, ele resolveu se redimir.

nobel 1

Ele mudou seu testamento e definiu que todo o dinheiro que deixaria após morto seria utilizado para premiar pessoas que conseguiram prestar serviços positivos para a humanidade. Ele faleceu em 1896, aos 63 anos, vítima de uma hemorragia cerebral, na Itália. A Fundação Nobel foi criada quatro anos após a morte dele e premiava em cinco categorias. Economia começou a ser premiada em 1969, financiado pelo Banco da Suécia. Os vencedores são escolhidos pela Academia Real das Ciências da Suécia.

Nobel nunca foi premiado com essa honraria, mas em sua juventude, tinha um desempenho que merece reconhecimento. Aos 16 anos ele era um grande químico e aprendeu boa parte do que sabia com seu pai. Aos 17 anos, ele se mudou para Paris para estudar química.

E aí, sabia dessas curiosidades? Deixe nos comentários!