Se existe um material escolar que me intriga, este é a cola. Como pode um líquido branco e levemente pegajoso conseguir colar os mais diversos materiais? Além da cola escolar, existem tantas outras tais como a super cola, conhecida como superbonder, ou ainda a cola industrial… Estas são capazes de grudar qualquer coisa que exista no mundo a o que você desejar. Isso não é incrível? Mas afinal, quem foi o gênio que criou a cola?

Tudo começou na Pré-história, acredite ou não. Por volta do ano 6.000 a.C. existia um tipo de tinta que era usado para as famosas Pinturas Rupestres feitas nas cavernas. Para que fosse possível marcar as ‘paredes’, os homens primitivos misturavam sangue, ovos e sumos de frutas, assim dando origem a tinta usada. Porém, esta mistura também era bastante pegajosa e isso foi percebido na época, dando origem a primeira substância colante de toda a história da humanidade.

Porém, mesmo com esta descoberta ao acaso, foram os egípcios os responsáveis pela grande descoberta. Isso porque foram eles quem adicionaram uma forma maior a propriedade fixante da cola ao incluir ossos em sua fórmula. Vale ressaltar que a primeira patente que existe relacionada a invenção da cola é datada de 1750, foi registrada na Inglaterra e era composta por pele e ossos de peixe.

quem inventou cola tricurioso 1

Mas e a super cola?

Pois bem, esta foi criada ao acaso em 1945 quando o Dr. Harry Coover fazia experimentos para criar um tipo de mira de precisão, já que eram tempos de Segunda Guerra Mundial. Para isso, ele estava usando um tipo de plástico transparente que acabou se tornando muito difícil de manusear já que era extremamente pegajoso. Então, Dr. Coover deixou o projeto parado até ser transferido para outra fábrica quando percebeu que sua invenção poderia ter outro propósito. Foi quando percebeu que o mesmo colava qualquer coisa de forma rápida e muito poderosa, assim criando o que hoje conhecemos como Super-Bonder.

Incrível, não acha? Comente!