Além da máquina de lavar roupas, a geladeira é outro eletrodoméstico bastante caro, porém imprescindível em uma nova casa. Além disso, se você pensar na complexidade que deve ser um sistema que fique gelado o tempo todo… Quem inventou só pode ser um gênio! Porém, você sabe quem foi?

Tudo começou em 1856 quando uma fábrica australiana que produzia cerveja contratou James Herrison com o objetivo de criar uma câmara capaz de refrigerar sua bebida a uma temperatura bastante baixa ao utilizar o princípio da compressão de vapor. Dois anos antes, em 1854, já havia sido feito o primeiro sistema refrigerador sob a encomenda de um frigorífico de Chicago, EUA. Ainda nesta linha do tempo, em 1866, surgiu um aperfeiçoamento deste sistema que permitiu a refrigeração de frutas e legumes também sem queima-los. Até o momento, todas as geladeiras existentes tinham fim industrial, ninguém as possua em casa.

quem inventou geladeira tricurioso 2

A primeira geladeira doméstica só surgiu em 1913 com o nome Domelre (Domestic Eletric Refrigerator), após o produto foi rebatizado de Kelvinator que, até hoje, é utilizado como um sinônimo da invenção nos Estados Unidos. Para funcionar, era necessário que o eletrodoméstico fosse arrefecido por uma bomba de calor em duas fases. Nesta época também foi criado um outro modelo que foi bastante popular, seu nome era Monitor-Top que foi desenvolvido pela General Eletric. Diferente dos outros modelos disponíveis no mercado, neste o compressor era colocado na parte de cima do refrigerador e possuía um anel decorativo.

Muito legal como invenções acabam se tornando populares ao longo do tempo, não acha? Comente!