Esta é uma expressão que ouço com muita frequência, afinal, chorar as pitangas é algo extremamente comum, principalmente em época de eleição e crise no Brasil. Mas afinal, como ela surgiu?

Caso você não esteja familiarizado, ‘chorar as pitangas’ significa que você está chorando, lamentando ou simplesmente reclamando sem necessidade. Ela surgiu como uma adaptação a conhecida expressão de um antigo vocábulo português: “chorar lágrimas de sangue”. A pitanga é uma palavra indígena que justamente significa vermelho, logo foi feito um tipo de analogia entre a cor, a fruta e o sangue. Já a versão original portuguesa surgiu ao observar que pessoas que choravam muito, ficavam com os olhos bastante avermelhados.

Chorar as Pitangas

Leia também:

Porém, também dizem que existe outra origem para esta expressão. Isto porque o vocábulo ‘pitang’ da língua guarani significa menino, criança. Logo, ‘chorar as pitangas’ significaria que alguém está chorando como criança, em excesso, sem necessidade.  E ai, qual será que é a origem correta? Qual você achou que mais condiz? Comente!