Certamente você já ouviu sua mãe, sua avó ou até mesmo algum amigo dizer que seu segredo está guardado a sete chaves. Mas afinal, por que sete? Não poderia ser 10, 12, 20 chaves? Qual a verdadeira origem desta expressão?

Tudo começou lá na Idade Média, mais especificamente dentro dos grandes e majestosos castelos da época. Durante este período os reis acabavam detendo objetos de grande valor e estes precisavam ser guardados em locais seguros afinal, muitas vezes toda a economia de seu reinado era garantida por essas riquezas. Para este papel eram utilizados baús grandiosos com fechadoras complexas. Em Portugal, por exemplo, o costume utilizar quatro fechaduras com quatro chaves diferentes. Para manter ainda mais a segurança, cada chave era dada a um alto funcionário do reino.

segredo guardado sete chaves tricurioso

Porém, se eram quatro chaves, por que a expressão diz sete? Simples, esta era uma época onde a religião e o misticismo eram muito fortes, as pessoas se apegavam muito ao sagrado e seguiam cegamente suas regras. Foi assim que se iniciou o termo ‘guardado a sete chaves’ já que sete é um número místico, perfeito e sagrado. A chegada ao Brasil se deu da mesma forma que a expressão ‘Casa da Mãe Joana‘ pois fomos colonizados por Portugal, logo a realeza foi a responsável por ‘importar’ esta também para nossas terras.

Gostou de conhecer esta origem? Comente!