A Ucrânia é um país da Europa Oriental que têm sido manchete de vários jornais internacionais nos últimos anos, principalmente por causa da sua relação conflituosa com a Rússia. Esse grande fluxo de informações acabam chamando a atenção de uma grande parte do público que até então desconhecia quase que totalmente a cultura desse país peculiar. Pensando nisso, listei aqui 14 curiosidades variadas que contam por si só um pouco da história ucraniana.

1. O nome da Ucrânia vem de uma palavra que significa “fronteira”.

2. Curiosamente, os ucranianos usam suas alianças de casamento na mão direita e não na esquerda.

3. O azul e o amarelo da bandeira ucraniana representam o céu sobre campos de trigo.

fatos curiosos sobre a ucrania 1

4. Lviv, na Ucrânia, abriga aproximadamente 1.500 cafés, a maior quantidade per capita de qualquer cidade do mundo.

5. A bebida nacional da Ucrânia é a horilka, uma bebida alcoólica que é geralmente servida com pimenta.

6. A Crimeia, região localizada no sudeste da Ucrânia, é povoada quase inteiramente por pessoas que se identificam como a etnia da Rússia. Em 2014, o governo russo invadiu a Crimeia e realizou um “referendo” que anexou a península à Federação Russa.

7. Um dos pratos nacionais do país é o “salo”, que é basicamente uma gordura de porco curada. É tradicionalmente servido frio com cebola, alho e picles.

fatos curiosos sobre a ucrania 2

8. A cidade de Kiev, capital ucraniana, possui o terceiro McDonald’s mais movimentado do mundo.

9. A tradição de pintar ovos de Páscoa começou na Ucrânia. Os primeiros ovos de Páscoa eram coloridos com cera e corante.

10. A pornografia é ilegal na Ucrânia, exceto para “fins médicos”.

11. O país já chegou a declarar o ator Steven Seagal um risco à segurança nacional e resolveu bani-lo do país.

12. Um trecho de uma estrada de ferro através de uma floresta localizada entre as cidades ucranianas de Klevan e Orzhiv foi apelidado de “O Túnel do Amor” por causa de sua magnífica beleza. Essa ferrovia foi secretamente usada no transporte de suprimentos durante a Guerra Fria.

fatos curiosos sobre a ucrania 3

13. Em abril de 1986, a usina nuclear de Chernobyl, perto da cidade ucraniana de Pripyat, sofreu um acidente catastrófico. As Nações Unidas consideram o evento até hoje como “a maior catástrofe ambiental da história da humanidade”.

14. As taxas de expectativa de vida entre homens e mulheres da Ucrânia têm uma diferença de dez anos. Enquanto a taxa de expectativa para as mulheres é de 76 anos, a dos homens é de apenas 66, em parte devido aos altos índices de alcoolismo entre os homens ucranianos.

Várias curiosidades interessantes, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!