As elegantes esculturas em latas de alumínio feitas pelo artista Noah Deledda parecem ser o resultado do trabalho de máquinas automatizadas extremamente precisas. Mas o artista de Tampa Bay, na Flórida, produz o seu trabalho de uma forma totalmente manual, usando apenas os seus dedos para criar entalhes e vincos com formatos incríveis na superfície do metal.

Se você observar detalhadamente os padrões geométricos perfeitamente esculpidos nessas latas brilhantes de alumínio, é capaz de pensar erroneamente que Noah Deledda é na verdade um robô. Quando olhamos para elas, temos a sensação de que é impossível existir alguém com uma habilidade de precisão tão perfeita com os dedos, principalmente com os polegares. É por isso que o talentoso artista teve que produzir vídeos do seu processo criativo para provar que ele não usa absolutamente nenhum tipo de prensa ou outra máquina específica para moldar as latas de alumínio recicladas. O vídeo abaixo mostra o processo em detalhes.

Noah Deledda começa o seu trabalho lixando a camada de impressão da lata e em seguida continua a poli-la até que ela fique visualmente bonita e brilhante. Em seguida, vem a parte mais difícil e que requer uma atenção maior. Nessa etapa, ele usa os polegares para criar vincos e amassados ​​na superfície metálica e certifica-se de que todos saiam impecáveis, como se fossem feitos por uma máquina altamente precisa. Como você pode imaginar, se trata de um processo meticuloso que requer muita paciência, tanto é que o próprio artista confirma que desenvolveu sua técnica através de vários anos de tentativas e erros.

“Esmagar, amassar e vincar se tornaram um método para criar um design com precisão, simetria e equilíbrio. Este processo tem sido desenvolvido ao longo dos anos através de tentativas e erros, através de muita prática”, escreveu Noah Deledda em seu site. “É importante para mim que tudo isso seja feito à mão, sem ferramentas especiais ou algum tipo de manipulação extraordinária. A modelagem das latas é um processo acionado pelo polegar que coopera com a forma do cilindro”.

artista transforma latas de bebidas em obras de arte super detalhadas 2

Curiosamente, essa incrível forma de arte nasceu através do tédio. Noah Deledda estava no banco de trás de um carro voltando de Orlando para a sua casa e percebeu que ele não tinha nada para fazer. Foi quando ele terminou de tomar o conteúdo de uma lata de energético e resolveu começar a brincar com ela. A partir desse dia, ele aplicou algumas técnicas de geometria e alguns princípios artísticos, o que acabou se tornando algo mais interessante do que ele imaginava. Hoje, Noah Deledda é um artista internacionalmente famoso e suas latas esculpidas incrivelmente detalhadas são vendidas por mais de 2 mil dólares por peça.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!