O Tiranossauro Rex foi um dos dinossauros mais temíveis que já existiram pela Terra. Mas apesar de ter mandíbulas grandes e intimidantes, esse tipo de dinossauro ostentava pequenos braços com um formato tão  bizarro que leva muitas pessoas a acreditar que eles seriam praticamente inúteis durante as caças. Para se ter uma ideia, o corpo da fera podia chegar a quase 40 metros de comprimento da cabeça à cauda, enquanto ​​os braços teriam medido um extensão risível de apenas 95 centímetros. Mas afinal, por que o T-Rex tinha braços tão pequenos?

O propósito preciso dos braços relativamente pequenos do Tiranossauro Rex têm sido um mistério da ciência há muito tempo. De fato, não podemos saber com 100% de certeza a finalidade desses “bracinhos”, mas existem algumas teorias, como que eles poderiam ter sido usados ​​para agarrar coisas em locais muito específicos, que eles teriam a função de ajudar os dinossauros a se levantarem do chão, ou até mesmo que eles servissem para agarrar parceiros durante o sexo. No entanto, existia um certo consenso nos últimos anos onde os cientistas acreditavam que eles eram vestigiais, permanecendo no corpo apenas como um remanescente evolutivo dos ancestrais do Tiranossauro Rex, que é basicamente o mesmo conceito por trás das asas de aves que não voam.

por que o tiranossauro rex tinha bracos tao pequenos 1

No entanto, um pesquisador surgiu recentemente com novas ideias sobre esse assunto. Steven Stanley, paleontólogo da Universidade do Havaí em Manoa, acredita que os braços do Tiranossauro Rex apresentavam características que supostamente poderiam fazer com que esses dinossauros “cortassem ferozmente” objetos e presas a curta distância, até porque contavam com a ajuda de garras capazes de perfurar rapidamente a pele de presas azaradas. Segundo Stanley, os membros frontais curtos e fortes do T-Rex, juntamente com suas garras, poderiam permitir que o dinossauro montasse nas costas da vítima para posteriormente agarrá-la com suas mandíbulas. Esse tipo de ataque poderia ser efetuado várias vezes em movimentos rápidos.

Mas apesar da convicção de Stanley, boa parte dos especialistas ainda acreditam que esses braços serviam a propósitos bem mais comuns, como um suposto auxílio na hora do acasalamento ou até mesmo como um ajudante aerodinâmico. Alguns ainda sugerem que os braços eram mais funcionais no Tiranossauro Rex jovem e que perdiam gradativamente a sua função à medida que o dinossauro se tornava mais velho. De fato, todas as teorias têm um certo embasamento, mas para se chegar a uma conclusão mais específica serão necessários mais pesquisas na área.

E você, curte dinossauros? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!