Muitas pessoas ficam com as palmas das mãos suadas quando estão nervosas. Isso pode ser um grande incômodo, afinal, ninguém gosta de cumprimentar outra pessoa tendo as mãos mais encharcadas do que uma esponja na água. Mas por que isso acontece?

Cientificamente falando, a condição de ter as mãos excessivamente suadas é conhecida como “Hiperidrose palmar”. Em geral, ela pode ser causada por duas coisas diferentes: estresse emocional ou como resultado da tentativa do seu corpo de controlar a temperatura por meio da termorregulação. No caso de quando estamos assustados ou nervosos, as mãos ficam suadas por causa da estimulação das glândulas sudoríparas do nosso sistema nervoso.

Quando o estresse emocional provoca uma reação do sistema nervoso simpático, ele afeta principalmente as glândulas presentes no rosto, nas palmas das mãos, nas solas dos pés e até mesmo nas axilas. Toda essa reação também acaba fazendo com que suas veias se contraiam. Esse conjunto de mecanismos ajuda a concentrar todo o sangue perto da superfície da pele para promover uma regulação da temperatura corporal, até porque em uma situação estressante o ser humano é instintivamente propenso a sentir os efeitos da adrenalina correndo no seu corpo.

por que nossas maos suam quando ficamos nervosos 1

Ou seja, supostamente conseguimos evoluir ao longo dos anos um sistema nervoso tão complexo que curiosamente influencia até na quantidade de suor presente em nossas mãos. No entanto, a razão exata por trás dessa característica ainda é muito controversa. A teoria predominante é que esta seria uma maneira muito eficiente de causar várias reações usando os mesmos caminhos e glândulas. Além disso, a transpiração emocional faz com que as palmas das mãos suadas ajudem a controlar a umidade da camada externa da pele, o que pode melhorar a aderência da pele. Isso poderia ter sido muito eficaz para os nossos ancestrais, que costumavam caçar animais, lutar contra inimigos ou até mesmo escalar penhascos. Como o cérebro entende qualquer situação que envolva algum tipo de nervosismo como um “risco”, ele automaticamente dispara os comandos para dar início a essas reações.

Por isso, quando você estiver em meio a uma situação estressante e com as mãos totalmente encharcadas, lembre-se que seu corpo está funcionando exatamente como deveria, apesar de todo o incômodo causado pelo suor.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!