Muitas pessoas tendem a associar a abóbora como apenas uma decoração de Halloween ou até mesmo a ignoram na ida à feira livre ou ao supermercado. Mas o que pouca gente não parece saber é que ela é um vegetal incrivelmente nutritivo, pois contém muitos minerais e vitaminas, além de um baixo teor de calorias. Além disso, exite mais de uma maneira de incorporar a abóbora às refeições, o que inclui saladas, sopas e até sobremesas. Que tal conhecer as maravilhas que ela pode fazer na sua saúde?

Melhora a saúde dos olhos

Uma simples xícara de purê de abóbora cozida carrega mais de 200% da ingestão diária recomendada de vitamina A, que por sua vez promove a saúde ocular. A abóbora também possui uma grande quantidade de carotenoides, que são justamente os elementos que lhe conferem a cor laranja brilhante, assim como o betacaroteno, que também é convertido pelo corpo em uma espécie de vitamina A.

quais sao os beneficios da abobora para a saude 1

Aumenta a imunidade do corpo

Se você busca uma maneira eficiente de combater doenças ao mesmo tempo em que impulsiona o seu sistema imunológico, saiba que a abóbora pode contribuir bastante nesse quesito. Esse vegetal é rico em betacaroteno e vitamina C, sendo que ambos fortalecem o sistema imunológico devido à sua poderosa combinação de nutrientes. Um sistema imunológico forte é essencial no combate a vírus e doenças infecciosas.

É boa para a pele

O betacaroteno presente na abóbora é conhecido por ser um grande auxiliar na proteção da pele contra os raios nocivos do sol. Além de incluir a abóbora na sua dieta, você também pode experimentar usar a sua polpa na preparação de uma máscara facial totalmente natural que esfolia a sua pele e pode deixá-la com uma aparência mais jovem.

Auxilia na perda de peso

A abóbora é uma ótima fonte de fibras que infelizmente acaba sendo negligenciada por boa parte das pessoas. Essas fibras podem manter qualquer pessoa saciada por longos períodos de tempo com um teor de calorias muito baixo. Vale lembrar que uma dieta rica em fibras faz com que as pessoas comam menos e consequente percam alguns quilos.

quais sao os beneficios da abobora para a saude 2

Ajuda a regular a pressão arterial

A abóbora contém potássio, conhecido por ser um grande amigo da saúde cardiovascular. Na verdade, consumir as quantidades certas de potássio é tão essencial quanto diminuir a ingestão de sódio no tratamento da hipertensão. Além disso, o aumento da ingestão de potássio também pode ajudar a reduzir o risco de derrames, proteger o corpo contra a perda de massa muscular e diminuir o índice de formação e acúmulo de pedras nos rins.

Ajuda a melhorar a qualidade do sono

Por essa você não esperava, não é mesmo? Pois bem, as sementes da abóbora são muito ricas em triptofano, que é um aminoácido responsável pela sensação de sonolência após as refeições. O triptofano também contribui na produção de serotonina, conhecido como “o neurotransmissor do bem-estar”, que ajuda você a relaxar e a dormir melhor.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!